É tempo de aquilombar: da tecnologia ancestral à produção cultural contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.9771/pcr.v14i2.44151Keywords:
Aquilombamento, Quilombo, Produção cultural, Tecnologia ancestral, Organização socialAbstract
Neste ensaio, busco desenvolver uma reflexão acerca do aquilombamento em sua dimensão ancestral, social e cultural. Para tanto, recorro ao legado deixado pela pesquisadora Beatriz Nascimento sobre a historiografia da instituição quilombo no Brasil, com o objetivo de compreender suas apropriações e desdobramentos através do tempo até alcançar um conceito de aquilombamento que considere sua inscrição no presente e suas possibilidades de futuro. Com isso, procuro evidenciar como o ato de se aquilombar constitui uma tecnologia ancestral de organização social e cultural própria das populações negras que vem garantindo a atualização dos seus mecanismos de resistência e inspirando a apropriação estratégica dos instrumentos culturais para imaginar um devir negro.
Downloads
References
GONZALEZ, L. Primavera para rosas negras: Lélia Gonzalez em primeira pessoa. São Paulo: Diáspora Africana, 2018.
MUNANGA, K. Origem e histórico do quilombo na África. Revista USP, São Paulo, n. 28, p. 56-63, 1996.
NASCIMENTO, M. B. Quilombola e intelectual: possibilidade nos dias de destruição. São Paulo: Diáspora Africana, 2018.
REGINA, T. Quilombos urbanos surgem como polos culturais na disputa por um novo Brasil. Ecoa UOL, [s. l.], 15 out. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3lZByAF. Acesso em: 2 mar. 2021.
SOUTO, S. Aquilombar-se: insurgências negras na gestão cultural contemporânea. Revista Metamorfose, Salvador, v. 4, n. 4, p. 133-144, 2020.
VERASZTO, E. V.; SILVA, D.; MIRANDA, N. A.; SIMON, F. O. Tecnologia: buscando uma definição para o conceito. Prisma.com, Porto, n. 8, p. 19-46, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Políticas Culturais em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
The Políticas Culturais em Revista applies the Creative Commons Attribution-Non-Commercial 4.0 International License to the works it publishes. This license is designed to facilitate open access - that is, free, immediate access, and unrestricted reuse of original works of all kinds. Our authors retain the copyright but under this license agree to make articles legally available for reuse, without permission or fees, for virtually any purpose. Anyone can copy, distribute or reuse these items, provided that the author and the original source (Políticas Culturais em Revista) are properly cited.