É tempo de aquilombar: da tecnologia ancestral à produção cultural contemporânea

Autores

  • Stéfane Souto Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v14i2.44151

Palavras-chave:

Aquilombamento, Quilombo, Produção cultural, Tecnologia ancestral, Organização social

Resumo

Neste ensaio, busco desenvolver uma reflexão acerca do aquilombamento em sua dimensão ancestral, social e cultural. Para tanto, recorro ao legado deixado pela pesquisadora Beatriz Nascimento sobre a historiografia da instituição quilombo no Brasil, com o objetivo de compreender suas apropriações e desdobramentos através do tempo até alcançar um conceito de aquilombamento que considere sua inscrição no presente e suas possibilidades de futuro. Com isso, procuro evidenciar como o ato de se aquilombar constitui uma tecnologia ancestral de organização social e cultural própria das populações negras que vem garantindo a atualização dos seus mecanismos de resistência e inspirando a apropriação estratégica dos instrumentos culturais para imaginar um devir negro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stéfane Souto, Universidade Federal da Bahia

Stéfane Souto é profissional da cultura e pesquisadora afrodiaspórica. Graduada no curso de Comunicação Social com habilitação em Produção em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especialista em Gestão Cultural Contemporânea pelo Instituto Itaú Cultural, Stéfane Souto atua como pesquisadora, produtora e gestora cultural. Integrou, entre 2015 e 2019, a equipe gestora do Teatro Gamboa Nova, onde desempenhou as funções de gestora cultural e produtora executiva. Atualmente cursa o mestrado em Cultura e Sociedade / IHAC-UFBA, onde desenvolve pesquisa sobre experiências de aquilombamento do povo negro no campo das artes e da cultura, sob uma perspectiva política e engajada da gestão da cultura.

Referências

GONZALEZ, L. Primavera para rosas negras: Lélia Gonzalez em primeira pessoa. São Paulo: Diáspora Africana, 2018.

MUNANGA, K. Origem e histórico do quilombo na África. Revista USP, São Paulo, n. 28, p. 56-63, 1996.

NASCIMENTO, M. B. Quilombola e intelectual: possibilidade nos dias de destruição. São Paulo: Diáspora Africana, 2018.

REGINA, T. Quilombos urbanos surgem como polos culturais na disputa por um novo Brasil. Ecoa UOL, [s. l.], 15 out. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3lZByAF. Acesso em: 2 mar. 2021.

SOUTO, S. Aquilombar-se: insurgências negras na gestão cultural contemporânea. Revista Metamorfose, Salvador, v. 4, n. 4, p. 133-144, 2020.

VERASZTO, E. V.; SILVA, D.; MIRANDA, N. A.; SIMON, F. O. Tecnologia: buscando uma definição para o conceito. Prisma.com, Porto, n. 8, p. 19-46, 2009.

Downloads

Publicado

2021-10-05

Como Citar

Souto, S. (2021). É tempo de aquilombar: da tecnologia ancestral à produção cultural contemporânea. Políticas Culturais Em Revista, 14(2), 142–159. https://doi.org/10.9771/pcr.v14i2.44151