Interatividade e subjetivação nos cruzamentos entre arte e tecnologia

Autores

  • Andréia Machado Oliveira Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

Resumo

Abordamos, neste artigo, como a relação arte, tecnologia e interatividade se apresenta, na contemporaneidade, com o uso das tecnologias digitais e que outros modos de subjetivação estão sendo produzidos. Para isso, primeiramente, abordamos alguns conceitos relacionando tecnologia, interface e interatividade; e, posteriormente, traçamos algumas trajetórias entre arte, tecnologia e subjetivação, focando seus aspectos constitutivos em diferentes momentos históricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Machado Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

Profa. Dra. Andréia Machado Oliveira
Departamento de Artes VisuaisPós-Graduação em Artes VisuaisPós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede 
Coordenadora do LabInter (Laboratório Interdisciplinar Interativo)
Universidade Federal de Santa Maria/UFSM - BrasilLíder gpc.interArtec/CNPq

Referências

ARANTES, Priscila. @rte e mídia: perspectivas da estética digital. São Paulo: Editora Senac, 2005.

ASCOTT, Roy. Plissando o texto: origens e desenvolvimento da arte telemática. In O chip e o caleidoscópio. São Paulo: Editora Senac, 2005.

ASCOTT, Roy. A arquitetura da cibercepção. In: LEÃO, Lúcia (org.). Interlab – Labirintos do pensamento contemporâneo. São Paulo: Iluminuras, 2002, p. 336-344.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da

cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BAKHTIN, Mikhail. A estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil platôs – capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed.34, 1995, vol. 1.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil platôs – capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed.34, 1996, vol 3.

DELEUZE, Gilles e PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Editora Escuta, 1998.

EMERSON, Caryl. Os cem primeiros anos de Mikhail Bakhtin. Rio de Janeiro: DIFEL, 2003.

GIANNETTI, Claudia. Estética digital: sintopia da arte, a ciência e a tecnologia. Belo Horizonte: Editora C/Arte, 2006.

GUATTARI, Félix. Caosmose. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

GUATTARI, Félix . Da produção de subjetividade. In: Parente, André (org) . Imagem Máquina. Rio de Janeiro: Ed.34, 1993.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual? Rio de Janeiro: Ed. 34, 2003.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

OITICICA, Hélio. Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1989.

PARENTE, André. O virtual e o hipertextual. Rio de Janeiro: Pazulin, 1999.

ROCA, Marcel-li Antunez. www.marceliantunez.com, 2006.

SIMONDON, Gilbert. A Gênese do Indivíduo. In: Cadernos de Subjetividade – O Reencantamento do Concreto. São Paulo: Hucitec/EDUC, 2003.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Edição

Seção

Artigos