A arte da informação quântica: imagem, sobreposição, surrealidade

Autores

  • Diego Pereira Rezende Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV-EBA-UFRJ)

Palavras-chave:

Arte, informação, teoria quântica, surrealismo.

Resumo

Investigação sobre a “informação quântica” a partir da abordagem do conceito de “informação” segundo os filósofos Vilém Flusser e Paul Virilio. Para isso, busca-se averiguar aproximações entre o mecanismo abstrato de “sobreposição”, presente na “informação quântica”, e o processo de criação dos surrealistas. Toma-se, nesse sentido, enquanto objeto de análise a fotografia “Preta e branca”, de Man Ray.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Pereira Rezende, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV-EBA-UFRJ)

Doutorando (PPGAV-EBA-UFRJ). Mestre em Comunicação (PPGCom-UFJF) e graduado em Comunicação Social (Facom-UFJF).

Referências

APOLLINAIRE, Guillaume. Les Mamelles de Tirésias. Oeuvres Complètes. Paris: Bibliothèque de la Pléiade / Gallimard, 1993.

ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna: do iluminismo aos movimentos contemporâneos. Trad. Denise Bottmann e Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

ARSAC, Jacques. Les Machines à penser. Le Seuil, 1987.

BOUWMEESTER, Dirk; EKERT, Artur; ZEILINGER, Anton. The physics of quantum information: quantum cryptography, quantum teleportation, quantum computation. Springer, 2000.

BRETON, André. Manifestos do surrealismo. Rio de Janeiro: Nau, 2001.

COSTA, Mario. O sublime tecnológico. Tradução de Dion Davi Macedo. São Paulo: Experimento, 1995.

FABRIS, Annateresa. O desafio do olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas, volume 2. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

FLUSSER, Vilém. “?”. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 22/10/1966.

_____________. Filosofia da caixa preta. Ensaios para uma futura filosofia da filosofia. São Paulo: Hucitec, 1985.

_____________. O Mundo Codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

_____________. A Dúvida. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2009.

FREUD, Sigmund. A interpretação dos sonhos. Rio de Janeiro: Imago, 2001.

GRIBBIN, John. À procura do Gato de Schrodinger. Presença: Lisboa, 1988.

JUNG, Carl.G. O arquétipo e o inconsciente coletivo Petrópolis: Vozes, 2011.

LANIER, Jaron. Virtual Reality at Texpo. 1989.

LEMOS, G. B.; BORISH, V.; COLE, G. D.; RAMELOW, S.; Quantum imaging with undetected photons. Nature. Vol.: 512, p. 409-412.

PEARL, Jed. Man Ray. Nova York: Aperture, 1988.

LUCA PIAZZA, T.T.A. LUMMEN, E. QUIÑONEZ, Y. MUROOKA, B. W. REED, B. BARWICK, F. CARBONE. Simultaneous observation of the quantization and the interference pattern of a plasmonic near-field. Nature Communications 6, Article number 6407.

PLANCK, Max. L’image du mond dans la physique moderne. Stuttgart: Gonhier, 1949.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São Paulo, EDUSP, 2008.

VIRILIO, Paul. A arte do motor. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Edição

Seção

Artigos