Prática de piano-bar de sete pianistas atuantes em Salvador - Ba
DOI:
https://doi.org/10.9771/ictus.v14i2.42409Palavras-chave:
Prática de piano-bar, Competências musicais, Construção do repertorio, Música brasileira.Resumo
O objetivo geral da presente pesquisa de abordagem qualitativa é refletir sobre a prática do piano-bar. Os objetivos específicos são: apresentar uma breve retrospectiva sobre o piano popular e os pianistas no Brasil; conhecer e analisar a experiência profissional de sete pianistas-bar, atuantes em Salvador-Bahia; apontar fatores que influenciam a construção de um repertório para piano-bar; sugerir algumas competências inerentes à prática em foco. Quanto à fundamentação teórica, nos apoiamos em Severiano (2008), Almeida (1999), Tinhorão (2010), Diniz (2003), Trindade (2008), entre outros. Ao final, o presente trabalho traz reflexões relevantes sobre um assunto novo e pouco investigado. Ao mesmo tempo, promove reconhecimento do profissional de piano-bar, como um criador, improvisador, detentor de um vasto repertório e autônomo na gestão de sua carreira.