Prática de piano-bar de sete pianistas atuantes em Salvador - Ba

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v14i2.42409

Palabras clave:

Prática de piano-bar, Competências musicais, Construção do repertorio, Música brasileira.

Resumen

O objetivo geral da presente pesquisa de abordagem qualitativa é refletir sobre a prática do piano-bar. Os objetivos específicos são: apresentar uma breve retrospectiva sobre o piano popular e os pianistas no Brasil; conhecer e analisar a experiência profissional de sete pianistas-bar, atuantes em Salvador-Bahia; apontar fatores que influenciam a construção de um repertório para piano-bar; sugerir algumas competências inerentes à prática em foco. Quanto à fundamentação teórica, nos apoiamos em Severiano (2008), Almeida (1999), Tinhorão (2010), Diniz (2003), Trindade (2008), entre outros. Ao final, o presente trabalho traz reflexões relevantes sobre um assunto novo e pouco investigado. Ao mesmo tempo, promove reconhecimento do profissional de piano-bar, como um criador, improvisador, detentor de um vasto repertório e autônomo na gestão de sua carreira.

 

 

 

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Biografía del autor/a

Estevam Dantas, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, SALVADOR, BRASIL

MESTRE EM MÚSICA PELO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM MÚSICA (PPGPROM) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Ekaterina Konopleva, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, SALVADOR, BRASIL

DOUTORA EM MÚSICA PELA ACADEMIA ESTATAL GNESIN DA RÚSSIA, PROFESSORA DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA E DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM MÚSICA (PPGPROM) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Publicado

2020-12-29

Número

Sección

Artículos