Propondo um Modelo para Acompanhamento do Processo Composicional

Autores

  • Alexandre Reche e Silva EMUFRN

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v11i1.34350

Palavras-chave:

Composição Musical, Processo Composicional, Design Composicional, Modelo, Princípios, Metas, Técnicas, Materiais, Idéias, Resultados, Top-Down, Bottom-Up, Lindembergue Cardoso

Resumo

O presente artigo tece comentários iniciais a respeito de dificuldades inerentes à investigação do processo criativo em Música. Entre outros fatores, isso se deveu a uma conseqüência histórica, onde a prática composicional se pulverizou em miríades de linguagens próprias. Frente a tal diversidade, verificamos que se justificava a necessidade de uma ferramenta/modelo para acessar o volume de informação, peculiar ao expandido campo da Composição. Propusemos então, um modelo para auxílio na varredura desse campo, viabilizando um enfoque global da prática e resultando também numa maior ingerência sobre possíveis percursos envolvidos no processo composicional. Por fim, direcionamos o leitor para uma aplicação do modelo, na forma de mapa mental, utilizado na confecção do memorial de Opus Super Rotam, para conjunto de câmara (2006), composição de nossa autoria.

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Biografia do Autor

Alexandre Reche e Silva, EMUFRN

Aoutorando em composição pela escola de música da ufba

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Publicado

2010-09-14

Edição

Seção

Convidados