Problemas de tocar e ensinar piano: uma contribuição pedagógica de George Kochevitsky

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v15i2.46640

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre as contribuições de George Kochevitsky, abordadas no seu livro The Art of Piano Playing, a scientific approach (A arte de tocar piano: uma abordagem científica), principalmente, no que se refere aos problemas de performance e de pedagogia pianística, alinhados aos pensamentos dos outros educadores renomados da área. Devido à sua natureza, a pesquisa foi amparada no método bibliográfico, apoiando-se em: Kochevitsky (1967; 1996 e 2004), Sá Pereira (1964), Kaplan (2008), Gieseking e Leimer (1972), Neuhaus (1987), entre outros. O trabalho visa contribuir para os estudos sobre o ensino e a interpretação pianística na função de um novo referencial teórico em língua portuguesa, ressaltando a importância de aprofundamento do tema nas pesquisas na área de Teoria e História do Pianismo e Pedagogia do Piano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Novais de Almeida, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica do Salvador (1982), em Instrumento Piano pela Universidade Federal da Bahia (1984) e em Composição e Regência pela Universidade Federal da Bahia (1989), com Mestrado Profissional em Música na área Criação-Interpretação. Atualmente é professor Adjunto e servidor da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Piano e Regência, atuando principalmente nos seguintes temas: piano, concerto, regência e canto coral.

Ekaterina Konopleva, Universidade Federal da Bahia

Possui Graduação e Mestrado em Música pelo Conservatório Estatal "M.P. Mussorgsky" do Ural - Rússia (2002), Doutorado em Musica pela Academia de Música da Russia Gnesin, em Moscou - Rússia (2013). Realizou estudos / trabalhos referentes a música e educação musical na Russia, no Canada, nos Estados Unidos e no Brasil. Professora Adjunta do Curso de Graduação e Pós-Graduação da Escola de Musica da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Leciona Piano, Técnica Vocal, Percepção e disciplinas de Educação Musical. Tem experiência na área de Música (Performance e Educação Musical).

Downloads

Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Artigos