Ai, se eu te pego! Viroses, contaminação, canção e instantaneidade midiática
DOI:
https://doi.org/10.9771/ictus.v15i1.44649Palabras clave:
Canção das mídias, Nomadismo, Memória da mídia, Performance, Michel TelóResumen
Este texto pretende abordar os processos de difusão e nomadismo da canção, a partir de diversas circunstâncias, tais como a presença de elementos notadamente musicais, de imaginário, semânticos e outros; ainda, os mecanismos de difusão da canção de sucesso e o papel das diversas mídias, sobretudo a internet, a fim de garantir sua longevidade. Parte-se do conceito de “canção das mídias” para caracterizar a natureza da canção em análise, apoiada pelo instrumental teórico desenvolvido por R. Murray Schafer (2011), os conceitos de performance (Zumthor) e considerações de Sacks sobre vermes de ouvido (2007). Como estudo de caso, tomo a canção Ai, se te pego!, interpretada pelo cantor Michel Teló, estabelecendo uma analogia metafórica entre megassucesso e pandemia.