A filarmônica de cordas: a proposta e a experiência de uma iniciação coletiva em instrumentos de cordas friccionadas
DOI:
https://doi.org/10.9771/ictus.v14i2.35920Palabras clave:
, Ensino coletivo, Iniciação em cordas Friccionadas, Bandas de MúsicaResumen
A presente pesquisa é direcionada ao campo de estudo do ensino coletivo de cordas friccionadas. Ela tem por objetivo propor uma iniciação coletiva em instrumentos de cordas inspirada na prática das filarmônicas baianas (tradicionais e centenárias bandas de música desse estado), e mostrar os resultados obtidos com o projeto piloto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, baseada na revisão bibliográfica sobre o tema e sobre um estudo de caso. Foram também usadas entrevistas com especialistas e aplicados questionários semiestruturados para avaliar o ensino, tanto pelos alunos quanto pelos professores convidados para isso. Os resultados obtidos foram muito satisfatórios e o ensino proposto foi bem avaliado em todos os aspectos preestabelecidos. Assim, o ensino da filarmônica de cordas se mostra como uma possível boa opção para a iniciação coletiva de cordas, principalmente em contextos onde haja poucos professores, espaços e recursos.