Uma abrangência tipológica de elementos da música popular brasileira no Chôros Nº 10, de Heitor Villa-Lobos

Autores/as

  • alfredo josé moura de assis Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v13i2.34403

Palabras clave:

Villa-Lobos, Diálogos Culturais, Música Popular, Processos Composicionais

Resumen

Este artigo pretende identificar, dentro da obra Chôros Nº 10, para orquestra e coro misto (1926), de Heitor Villa-Lobos, os tipos de elementos da música popular brasileira usados, e como os mesmos se dispõem, organizam e interagem, procurando demonstrar a relevância desses elementos no processo de criação do compositor. Na literatura musicológica ainda há muito espaço para se discutir sobre a amplitude da influência das manifestações populares na obra de Villa-Lobos. Este artigo, portanto, pretende servir como incentivo e desafio para que mais e mais se escreva sobre um assunto complexo e cativante: a música popular e sua simbiose com a música erudita.

 

 

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Biografía del autor/a

alfredo josé moura de assis, Universidade Federal da Bahia

Estuda Composição na EMUS UFBA; depois, na Musikhochschule Wien, Áustria; Graduado em Ensino da Composição em Aveiro; Mestrado em Composição e Arranjo de Jazz (performance) pela University of Louisville, KY, EUA; doutorando em composição pela EMUS UFBA.

Publicado

2015-01-02

Número

Sección

Artículos