Educação vocal: propostas e perspectivas interdisciplinares para o ensino da voz cantada

Autores

  • Rita de Cássia Fucci Amato Faculdade de Música Carlos Gomes

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v9i1.34315

Palavras-chave:

Música, Educação Musical, Práticas Interpretativas

Resumo

O presente artigo visa refletir sobre a prática pedagógica da voz cantada na atualidade e propor alguns conteúdos essenciais que devem ser abordados no processo de ensino-aprendizagem do canto – lírico, coral ou popular. Dessa forma, são discutidas as relações interdisciplinares que envolvem a área da voz cantada, as deficiências das abordagens priorizadas pelo ensino tradicional do canto e algumas noções que deveriam ganhar maior espaço na prática da educação vocal, como os aspectos relacionados à fisiologia e à saúde vocal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Fucci Amato, Faculdade de Música Carlos Gomes

Doutora e mestra em Educação (UFSCar), especialista em Fonoaudiologia (UNIFESP) e bacharel em Música com habilitação em Regência (UNICAMP).

Downloads

Publicado

2008-09-22

Edição

Seção

Artigos