Modelos Pré-Composicionais nas canções de Oswaldo de Souza

Autores/as

  • Pablo Sotuyo Blanco UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v5i0.34234

Palabras clave:

Musicologia histórica, Composição, Teoria da Música, Oswaldo de Souza

Resumen

Baseado no conceito de Modelo Pré-Composicional, este trabalho discute as escolhas pré-composicionais de Oswaldo de Souza dentre os materiais das suas canções, historicamente contextualizadas. Formado em piano em 1933, no Instituto Nacional de Música do Rio de Janeiro, aonde chegou depois de três anos incompletos de estudos de advocacia no Recife, Souza foi conhecido como pianista e compositor (com habilidades poéticas por ele aproveitadas na sua produção para canto e piano), assim como folclorista e professor, interessado em revelar o Brasil folclórico aos próprios brasileiros. Como reconhecimento institucional pelas suas atividades relacionadas ao folclore, foi nomeado membro da Sociedade Brasileira de Folclore em 1962.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2006-06-09

Número

Sección

Artículos