Presença de Ernesto Nazareth em Marlos Nobre: a Nazarethiana op. 2

Authors

  • Michele Rosita Mantonvani USC
  • Marcos da Cunha Lopes Virmond USC
  • Maristella Pinheiro Cavini USC

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v11i1.34353

Keywords:

Nazarethiana op.2, Marlos Nobre, Ernesto Nazareth

Abstract

Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar os principais elementos da estética composicional de Ernesto Nazareth presentes na obra Nazarethiana op.2 de Marlos Nobre por meio de análise musical tonal a partir de pesquisa bibliográfica em bibliotecas e bases da Internet. Os resultados indicam que Nobre absorveu as principais características composicionais de Nazareth (forma, estrutura melódica e harmonia) e as transferiu para a Nazarethiana op.2, conforme o seu entendimento, apresentando sutis diferenças quanto à estrutura formal da obra e desenvolvimento do material temático das seções, proporcionando-nos um rico material de acesso à linguagem de Nazareth.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Michele Rosita Mantonvani, USC

Grofessor do Departamento de Música da Universidade do Sagrado Coração. Musicologia

Marcos da Cunha Lopes Virmond, USC

Professor de História da Música e Regência do Curso de Música da Universidade Sagado Coração de Bauru - SP

Maristella Pinheiro Cavini, USC

Professora de Fundamentos Teporicos do Curso de Música

Published

2010-09-15

Issue

Section

Articles