Tendências atuais em (nossa) educação musical
DOI:
https://doi.org/10.9771/ictus.v5i0.34233Keywords:
Educação MusicalAbstract
“Teorias e métodos na Educação Musical da atualidade” foi o ponto dado para a realização de uma prova didática, ocorrida no início do ano de 2003, por conta de um processo de seleção para professor substituto em Educação Musical do qual participei. Tal ponto me serviu de mote para discutir os termos “atualidade”, “teorias” e “métodos”, relacionando-os com o nosso contexto educacional e com os debates mais recentes na área de Educação Musical. Para tanto, busquei me valer de exemplos de minha própria experiência pedagógica, mas também do que podemos encontrar na recente produção acadêmica da área, em periódicos nacionais e internacionais. A “atualidade” é discutida em termos tanto de sua acepção circunstancialista (o estado das coisas no momento presente) quanto em termos da acepção que a compreende como pertencente � s tendências mais recentes. Por fim, proponho que se compreenda os termos “teoria” e “método” em função de uma contextualização sócio-cultural de nossa prática pedagógica em música, com vistas a explicitar uma necessária fundamentação epistemológica de nossa atividade educacional.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2006-06-09
Issue
Section
Articles