Interseções da música cênica, da voz e da percussão múltipla: um olhar nas obras Toucher (Vinko Globokar), Mitos Brasileiros (Ney Rosauro) e A Dois (Tim Rescala)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v15i2.46963

Resumo

Esse artigo aborda uma breve introdução sobre as inovações que o século XX reservou para a cena percussiva. Dentre essas inovações, estão: o advento da percussão múltipla, a música cênica para percussão e a utilização da voz, dentre outras. Essas inovações foram influenciadas pelas vanguardas artísticas, experiências que redefiniram a atuação e as possibilidades musicais e cênicas do músico percussionista. Esses aspectos são aqui discutidos a partir de uma breve exemplificação das obras Toucher (1973) de Vinko Globokar, Mitos Brasileiros (1988) de Ney Rosauro e A Dois (1992) de Tim Rescala. Nessas obras abordaremos as interseções entre a percussão múltipla, a utilização da voz e do elemento cênico. Nosso objetivo é estimular o performer percussionista a ampliar o repertório de escolhas performativas no processo de preparo da sua performance.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecilia Tamplenizza, Universidade Federal da Bahia

Cecilia Tamplenizza é doutora em Antropologia Cultural e Social da Università degli Studi di Milano-Bicocca em cotutela com o Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade do IHAC da Universidade Federal da Bahia. Pesquisa performances corporais e musicais, rituais contemporâneos e suas interseções com as tecnologias. Atualmente é aluna do Curso de graduação em Canto da UFBA.

Aquim Almeida , Universidade Federal da Bahia

Aquim Almeida é bacharel em Percussão pela UNESP, mestre em Educação Musical pela UFBA e doutorando em Performance Musical pela UFMG. Além disso, atua como professor de Percussão e coordenador do Núcleo de Percussão da Escola de Música da UFBA; possui trabalho solo executando concertos, ministrando palestras, masterclasses e oficinas no Brasil e em outros países, como a Colômbia e os EUA.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Artigos