A Harpa de Concerto: estudo de glissandi e de configurações dos pedais com categorização de classes de conjuntos.

Autores

  • Jamary Oliveira
  • Ricardo Mazzini Bordini Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Marcos da Silva Sampaio Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v15i1.44991

Palavras-chave:

Harpa de concerto, Configuração de pedais, Tratados de orquestração

Resumo

Neste artigo estudam-se as possibilidades de dispor os pedais da Harpa de Concerto para a execução de glissandi conforme os exemplos encontrados nos tratados de orquestração. Estudam-se os princípios envolvidos nas disposições possíveis dos pedais usando-se o sistema numérico de base três para a notação e, enfocam-se as possíveis coleções de notas pela teoria dos conjuntos de classes de notas com um tratamento estatístico. O objeto é prover compositores, harpistas e estudantes de música com informações coligidas de várias fontes para elaboração de material pré-compositivo ou para pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Mazzini Bordini, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possui graduação em Composição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), graduação em Regência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Música pela Universidade Federal da Bahia (1993), doutorado em Música pela Universidade Federal da Bahia (2003) e estágio pós-doutoral na University of California at Santa Cruz (2012). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Composição Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: análise musical, teoria pós-tonal, música brasileira, composição musical, execução musical, regência, informática e hipermídia em música, espaço de encadeamentos atonal e composição algorítmica.

 

Marcos da Silva Sampaio, Universidade Federal da Bahia

Professor e pesquisador de Teoria e Composição Musical na Universidade Federal da Bahia, Doutor em Composição Musical (UFBA). Como pesquisador, tem atuado na área de Teoria Musical, especialmente Musicologia Digital e contornos melódicos. Atualmente é o coordenador do curso de Composição e Regência da UFBA, já foi vice-coordenador do mesmo curso e vice-chefe do Departamento de Música. Como baixista, apresentou-se com o Grupo de Percussão da UFBA, a Trama do Macaco Prego e artistas locais. Compôs obras e arranjos para formações instrumentais variadas, apresentadas por grupos como Orquestra da UFBA, GIMBA, Grupo de percussão da UFBA, Duo Robatto e Duo Sacramento. Tem experiência em desenvolvimento de software, foi coordenador técnico da equipe que desenvolveu os softwares Beat Percussion Fever e Music Star Blocks, na Disco Azul Produções Artísticas, e desenvolveu o ContourMetrics, software web para processamento de contornos musicais. Informações adicionais em https://marcos.sampaio.me

Downloads

Publicado

2021-06-30

Edição

Seção

Convidados