Referencialidade, coesão estrutural e organização temporal em In Nomine a 3 de Brian Ferneyhough
DOI:
https://doi.org/10.9771/ictus.v14i1.36430Palavras-chave:
Música, Composição, Teoria da Música, Informática Musical.Resumo
O estudo analítico investiga os princípios estruturantes formais, temporais e rítmicos de In Nomine a 3 de Brian Ferneyhough. A análise parte da contextualização dos elementos referenciais da temática do ciclo Umbrations no qual a peça está inserida. Em seguida, é realizado um estudo detalhado da macroforma baseado na segmentação formal da peça e nas principais características organizacionais dos materiais correlacionados à temática. A última parte da análise dedica-se ao estudo minucioso dos aspectos temporais e rítmicos no âmbito da microforma da peça a partir das subseções e dos compassos individuais. A aproximação analítica empregada recorre a um conjunto de estratégias alternativas a fim de identificar e discutir os elementos estruturantes da peça inacessíveis por meio da análise tradicional da partitura, contextualizando-os ao pensamento composicional de Ferneyhough.