Referencialidade, coesão estrutural e organização temporal em In Nomine a 3 de Brian Ferneyhough

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v14i1.36430

Palavras-chave:

Música, Composição, Teoria da Música, Informática Musical.

Resumo

O estudo analítico investiga os princípios estruturantes formais, temporais e rítmicos de In Nomine a 3 de Brian Ferneyhough. A análise parte da contextualização dos elementos referenciais da temática do ciclo Umbrations no qual a peça está inserida. Em seguida, é realizado um estudo detalhado da macroforma baseado na segmentação formal da peça e nas principais características organizacionais dos materiais correlacionados à temática. A última parte da análise dedica-se ao estudo minucioso dos aspectos temporais e rítmicos no âmbito da microforma da peça a partir das subseções e dos compassos individuais. A aproximação analítica empregada recorre a um conjunto de estratégias alternativas a fim de identificar e discutir os elementos estruturantes da peça inacessíveis por meio da análise tradicional da partitura, contextualizando-os ao pensamento composicional de Ferneyhough.

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Biografia do Autor

Pedro Henrique de Faria, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, Piauí, Brasil

Bacharel em Música (Trombone, 2010 e Composição, 2013) e Mestre (Composição, 2019) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Durante a graduação teve intercâmbio financiado pelo Santander no Goldsmiths College at the University of London e período sanduíche financiado pelo CNPq/CsF na McGill University. Atualmente é professor substituto na Universidade Federal do Piauí (UFPI) na área de Teoria Geral da Música.

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Publicado

2020-07-31

Edição

Seção

Artigos