Reflexões Sobre a História da Música em Cursos de Formação de Professores de Música

Autores

  • Antenor Ferreira Correa UnB
  • Maria Cristina de Azevedo UnB
  • Uliana Dias Ferlim UnB

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v11i2.34362

Palavras-chave:

história da música, pedagogia para a história da música, formação de professores de música, licenciatura em educação musical.

Resumo

Considerações sobre a disciplina História da Música nos cursos de formação de professores de música. Parte-se das seguintes indagações: que história está sendo ensinada? Como? Por quê? Até que ponto esse ensino tem sido significativo para a formação profissional de futuros músicos e professores de música? A seguir, apresentam-se reflexões que, antes de aventar respostas categóricas, visam a promover discussões sobre o conteúdo da disciplina História da Música, ponderando-se sobre o espaço do currículo dedicado á música da tradição ocidental européia quando comparada ao tempo destinado ao estudo histórico da música brasileira. Discutem-se as contribuições e utilizações práticas que a disciplina História da Música vem fornecendo aos professores graduados no curso de Licenciatura em Música. São analisadas as metodologias usuais para a transmissão desse conteúdo, ao que se sugere a inclusão da performance, composição e improvisação como estratégias didáticas, bem como a explicitação de traços históricos sedimentados na obra musical visando a cumprir os objetivos propostos com o estudo da História da Música.

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Biografia do Autor

Antenor Ferreira Correa, UnB

Professor adjunto do departamento de música da Universidade de Brasília

Maria Cristina de Azevedo, UnB

Professora adjunta do departamento de música da Universidade de Brasília

Uliana Dias Ferlim, UnB

Professora do departamento de música da Universidade de Brasília

Publicado

2011-08-10

Edição

Seção

Artigos