Reflexões Sobre a História da Música em Cursos de Formação de Professores de Música
DOI:
https://doi.org/10.9771/ictus.v11i2.34362Palabras clave:
história da música, pedagogia para a história da música, formação de professores de música, licenciatura em educação musical.Resumen
Considerações sobre a disciplina História da Música nos cursos de formação de professores de música. Parte-se das seguintes indagações: que história está sendo ensinada? Como? Por quê? Até que ponto esse ensino tem sido significativo para a formação profissional de futuros músicos e professores de música? A seguir, apresentam-se reflexões que, antes de aventar respostas categóricas, visam a promover discussões sobre o conteúdo da disciplina História da Música, ponderando-se sobre o espaço do currículo dedicado á música da tradição ocidental européia quando comparada ao tempo destinado ao estudo histórico da música brasileira. Discutem-se as contribuições e utilizações práticas que a disciplina História da Música vem fornecendo aos professores graduados no curso de Licenciatura em Música. São analisadas as metodologias usuais para a transmissão desse conteúdo, ao que se sugere a inclusão da performance, composição e improvisação como estratégias didáticas, bem como a explicitação de traços históricos sedimentados na obra musical visando a cumprir os objetivos propostos com o estudo da História da Música.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-08-10
Número
Sección
Artículos