Presença de Ernesto Nazareth em Marlos Nobre: a Nazarethiana op. 2

Autores

  • Michele Rosita Mantonvani USC
  • Marcos da Cunha Lopes Virmond USC
  • Maristella Pinheiro Cavini USC

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v11i1.34353

Palavras-chave:

Nazarethiana op.2, Marlos Nobre, Ernesto Nazareth

Resumo

Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar os principais elementos da estética composicional de Ernesto Nazareth presentes na obra Nazarethiana op.2 de Marlos Nobre por meio de análise musical tonal a partir de pesquisa bibliográfica em bibliotecas e bases da Internet. Os resultados indicam que Nobre absorveu as principais características composicionais de Nazareth (forma, estrutura melódica e harmonia) e as transferiu para a Nazarethiana op.2, conforme o seu entendimento, apresentando sutis diferenças quanto à estrutura formal da obra e desenvolvimento do material temático das seções, proporcionando-nos um rico material de acesso à linguagem de Nazareth.

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Biografia do Autor

Michele Rosita Mantonvani, USC

Grofessor do Departamento de Música da Universidade do Sagrado Coração. Musicologia

Marcos da Cunha Lopes Virmond, USC

Professor de História da Música e Regência do Curso de Música da Universidade Sagado Coração de Bauru - SP

Maristella Pinheiro Cavini, USC

Professora de Fundamentos Teporicos do Curso de Música

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Publicado

2010-09-15

Edição

Seção

Artigos