Aplicação de pistas visuais e táteis no controle da afinação em uma obra virtuosística para contrabaixo

Autores

  • Fausto Borém Universidade Federal de Minas Gerais
  • Guilherme Menezes Lage FUMEC, FUNORTE
  • Maurílio Nunes Vieira UFMG
  • João Pardal Barreiros Faculdade de Motricidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v8i1.34314

Palavras-chave:

controle motor, afinação não-temperada, contrabaixo, performance musical, motor control, non-tempered intonation, double bass, musical performance

Resumo

Aplicação de resultados de pesquisa em comportamento motor sobre o controle da afinação não-temperada nas cordas orquestrais (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). A partir de pistas visuais e táteis no corpo do contrabaixo, o conjunto braço-mão-dedos esquerdos busca, com maior precisão e consistência, notas-alvo em movimentos amplos (distâncias entre posições) e movimentos estreitos (distâncias entre os dedos) nos diversos registros (grave, médio, agudo, super-agudo e região dos harmônicos naturais). As estratégias desenvolvidas neste estudo permitiram a utilização de um instrumento não familiar ao contrabaixista na performance da obra Variations on Tom Jobim´s Wave para contrabaixo solo de Fausto Borém em recital durante o III SINCAM (Simpósio de Cognição e Artes Musicais Internacional), aqui demonstrado em trechos selecionados. ====================================== Application of motor behavior findings about the control of non-tempered intonation in orchestral strings (violin, viola, violoncello and double bass). Departing from visual and tactile cues in the double bass body, the arm-hand-fingers structure reaches, more precisely and consistently, target notes in ample movements (distances between positions) and narrow movements (distances between fingers in the same position) in the various registers (low, medium, high, super-high and natural harmonics range). The strategies developed in this study allowed the usage of an instrument unfamiliar to the instrumentalist in the performance of Variations on Tom Jobim´s Wave for solo double bass by Fausto Borém in a recital during the III SINCAM (Simpósio de Cognição e Artes Musicais Internacional), here demonstrated in selected passages.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-01-03

Edição

Seção

Artigos