Pensar, cantar, tocar e ouvir: Reflexões sobre a musicalidade em crianças pequenas

Autores

  • Esther Beyer Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v8i1.34307

Palavras-chave:

Educação Musical, Psicologia da Música

Resumo

Ao abordar o tema do desenvolvimento musical em um ser humano, percebe-se claramente que há diferentes concepções envolvidas sobre o que é ele musicalmente falando, e também sobre o que este pode ser. Especificamente quando se fala de bebês, parece haver relatos ainda mais difusos. Conseqüentemente, ao se decidir sobre as propostas musicais a serem realizadas com estes pequenos, vemos muitas vezes atividades voltadas para ações com resultados concretos e visíveis, como indicadores da musicalidade. Este artigo se ocupa de levantar algumas reflexões sobre os fatores considerados importantes ao determinar a musicalidade em crianças na Educação Infantil. O texto considera comentários do senso comum e ao mesmo tempo percorre pesquisas que vem sendo realizadas na área, tais como McPherson (2006), Gembris (1998), Young & Glover (1998), Maffioletti (2001), passando também por um panorama histórico sobre a musicalidade. Para tanto, foram examinados alguns vídeos de crianças realizando atividades musicais, no intuito de levantar questionamentos sobre o que em geral se considera como musical em uma criança pequena. Além disso, foi realizada uma pequena pesquisa com pais sobre os fatores envolvidos na musicalidade de crianças. Por fim, levanta-se algumas dimensões da musicalidade a serem consideradas por um educador musical ou pais nas propostas de atividades com crianças.

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Publicado

2007-11-03

Edição

Seção

Artigos