Aspectos da Abstração na Cognição Musical e Imagética

Autores

  • Rodolfo Coelho de Souza Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v8i1.34303

Palavras-chave:

percepção, audição, música, som

Resumo

O mundo exterior é percebido pelos nossos sentidos através de estímulos captados pelos nossos órgãos sensoriais. Para que um grupo de estímulos físicos se constitua numa percepção, nosso cérebro deve realizar uma complexa operação de interpretação desses estímulos, agrupando seus fragmentos, simultâneos e sucessivos, em uma configuração que represente um sentido. Isto implica numa permanente atividade de comparação dos estímulos recebidos com as memórias armazenadas no cérebro, ou seja, com os traços mnemônicos das configurações de estímulos vivenciadas anteriormente. Esse banco de dados é constantemente atualizado num processo de retro-alimentação. A percepção sonora tem menos restrições de campo perceptivo direcional e capta estímulos vindos de todas as direções. Possivelmente por motivos evolucionários, a audição tem uma forte propensão para interpretações indiciais, isto é, para a compreensão dos estímulos sonoros através de sua conexão com a fonte de produção. Essa leitura depende sempre de experiências anteriores que confirmem a interpretação. O uso repetido da interpretação do estímulo, vinculada ao contexto cultural, acaba impregnando o som de um valor simbólico.

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Publicado

2007-11-03

Edição

Seção

Artigos