Pogramas de Performance em Piano de um Conservatório Mineiro: configurações históricas, políticas e sócio-culturais

Autores

  • Shirley Cristina Gonçalves UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v11i2.34299

Palavras-chave:

Rigor pedagógico, Conservatório de Música

Resumo

O presente trabalho apresenta reflexões sobre as configurações históricas, sociais, políticas e sociais que permeiam o rigor pedagógico presente ainda hoje no Conservatório Estadual de Música de Uberlândia – MG, principalmente na área de formação em performance pianística. Seus padrões que ainda seguem o modelo europeu de ensino de piano privilegiam os repertórios musicais dos séculos XVIII e XIX. Estes aspectos podem ser visualizados através da observação e análise dos conteúdos do programa de formação em performance do piano, bem como do comportamento social e cultural de seus alunos e professores, além do reconhecimento da instituição como a única com concessão de diplomas de música em nível técnico da cidade.

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Biografia do Autor

Shirley Cristina Gonçalves, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Graduada em Educação Artística - Habilitação em música (licenciatura > instrumento: piano) pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e em Ciência Contábeis (bacharelado) pela Universidade Federal de Uberlândia (2006). Atualmente é tesoureira da Sociedade Goiana de Musicoterapia e é mestranda (bolsista CNPQ) no curso de pós-graduação em música da Universidade Federal de Goiás, no qual é orientanda da Profª Dª Marília Laboissière (linha de pesquisa: performance musical).

Publicado

2011-08-10

Edição

Seção

Artigos