Vicente Férrer de Lyra: cantor e compositor da Sé de Lisboa e mestre de capela da Sé de São Luís do Maranhão

Autores

  • João Berchmans Carvalho Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v9i1.34295

Palavras-chave:

musicologia, maranhão imperial, mestres de capela

Resumo

A intenção deste artigo é dar continuidade às pesquisas que venho realizando em torno da prática musical no Maranhão oitocentista. Ao longo deste século São Luís do Maranhão foi palco de um efervescente movimento artístico e cultural, projetando-se uma produção literária com destaque nacional e internacional. No campo da música houve uma produção significativa em pelo menos dois gêneros: o da música religiosa, como prática herdada do catolicismo colonial tão caro aos preceitos da igreja portuguesa, e por conta disso, implantado aqui nos mesmos moldes que Lisboa, e o da música teatral a partir do surgimento das primeiras casas de espetáculo, particularmente na capital da Província, com uma constante presença de companhias de artistas estrangeiros exibindo-se com freqüência no Teatro Nacional de São Luiz, posteriormente Teatro União e atual Arthur Azevedo.

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Biografia do Autor

João Berchmans Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Professor Adjunto do Departamento de Artes da Universidade Federal do Piauí, doutor em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de Musicologia/Etnomusicologia

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Publicado

2008-09-22

Edição

Seção

Artigos