Vicente Férrer de Lyra: cantor e compositor da Sé de Lisboa e mestre de capela da Sé de São Luís do Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.9771/ictus.v9i1.34295Palabras clave:
musicologia, maranhão imperial, mestres de capelaResumen
A intenção deste artigo é dar continuidade às pesquisas que venho realizando em torno da prática musical no Maranhão oitocentista. Ao longo deste século São Luís do Maranhão foi palco de um efervescente movimento artístico e cultural, projetando-se uma produção literária com destaque nacional e internacional. No campo da música houve uma produção significativa em pelo menos dois gêneros: o da música religiosa, como prática herdada do catolicismo colonial tão caro aos preceitos da igreja portuguesa, e por conta disso, implantado aqui nos mesmos moldes que Lisboa, e o da música teatral a partir do surgimento das primeiras casas de espetáculo, particularmente na capital da Província, com uma constante presença de companhias de artistas estrangeiros exibindo-se com freqüência no Teatro Nacional de São Luiz, posteriormente Teatro União e atual Arthur Azevedo.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2008-09-22
Número
Sección
Artículos