MULHERES COMPOSITORAS NA DITADURA MILITAR BRASILEIRA

Authors

  • Renato Kendy Hidaka Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Campus Birigui
  • Kamilly Victória Pedi Fontanetti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Campus Birigui

DOI:

https://doi.org/10.9771/rf.v12i1.44165

Abstract

O objetivo deste trabalho é discutir e identificar a presença das mulheres no campo da composição musical popular brasileira durante o período da ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985). Mais especificamente, procura-se evidenciar quais foram as principais compositoras, pertencentes aos circuitos socioculturais ocupados pela MPB, que surgiram nesse contexto histórico. Pretende-se responder às seguintes perguntas: há mulheres produzindo no campo da composição musical da MPB no período? Se sim, quem são essas mulheres e quais foram as suas principais contribuições? Quais os temas recorrentes em suas canções? Este trabalho está fundamentado em pesquisa documental e bibliográfica, fazendo uso da ampla produção científica disponível sobre o período ditatorial-militar brasileiro. Espera-se, com esta pesquisa, contribuir com o resgate de alguns dos nomes e manifestações artísticas de figuras femininas, continuamente ignoradas/apagadas da historiografia musical do país.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Renato Kendy Hidaka, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Campus Birigui

Professor de Sociologia e Sociologia da Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FFC/UNESP). Especialista em Sociologia no Ensino Médio pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (PPGCS/FFC/UNESP). É membro do Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade do IFSP.

Kamilly Victória Pedi Fontanetti, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Campus Birigui

Cursou técnico em Informática integrado ao Ensino Médio (Turma 181) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - campus Birigui. Atualmente, é discente da turma 022 do Bacharelado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde desenvolve pesquisa de iniciação científica através do programa Capacitação 4.0 fomentado pelo EMBRAPII

References

BIROLI, Flávia. Gênero e Desigualdades: os limites da democracia no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2018.

DICIONÁRIO CRAVO ALBIN DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA. Disponível em: <http://dicionariompb.com.br/>. Acesso em: 5 set. 2020.

FICO, Carlos. Versões e controvérsias sobre 1964 e a ditadura militar. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 24, nº 47, p.29-60, 2004

FREIRE, Vanda; PORTELA, Angela. Mulheres compositoras: da invisibilidade à projeção internacional. Estudos de Gênero, Corpo e Música, 2013. Disponível em: <https://bit.ly/391qQmK> . Acesso em: 21. ago. 2020.

INSTITUTO MEMÓRIA MUSICAL BRASILEIRA. Disponível em: <https://immub.org/>. Acesso em: 5 set.2020

LYRA, Elizabeth Rizzi. Música, retórica e leitura: a mulher na MPB e a constituição do ethos feminino. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.

MAIA, Adriana Valério. A música popular brasileira e a ditadura militar: vozes de coragem como manifestações de enfrentamento aos instrumentos de repressão. 2015. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5837. Acesso em: 13 maio 2020.

MARQUES, Jorge. Canção interrompida - as compositoras brasileiras dos anos 30/40. Niterói. v. 3, n.1, p. 41-47, 2002.

MONTEIRO DA SILVA, E. A contribuição das compositoras brasileiras à canção e ao feminismo: Entrevista com Carô Murgel. Revista Música, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 300-309, 2019. DOI: 10.11606/rm.v19i1.158378. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistamusica/article/view/158378. Acesso em: 20 ago. 2020.

MURGEL, Ana Carolina Arruda de Toledo. A canção no feminino, Brasil, século XX. julho/dezembro 2010 (Edição em Português. Online), v. 18, p. 1-33, 2010. Disponível em: http://caromurgel.mpbnet.com.br/artigos/MURGEL_Ana_Carolina-A_cancao_no_feminino-Labrys.pdf. Acesso em 13 maio 2020.

____________. Mulheres compositoras no Brasil dos séculos XIX e XX. Revista do Centro de Pesquisa e Formação, n. 3, 2016. Disponível em: <https://www.sescsp.org.br/files/artigo/109bf0a1-ae2e-4728-9fbd-d513f3de5b9a.pdf> . Acesso em: 22. jun. 2020.

NAPOLITANO, Marcos. A formação da MPB e sua trajetória histórica (1965-1982). Revista Humania del Sur. v. 9, p. 51-63, 2014.

OBERDERFER, Ricardo. O som da resistência: música na ditadura civil militar brasileira. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, 2018. p. 63. Disponível em: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2048. Acesso em: 13 maio 2020.

PARANHOS, Adalberto. Música popular na contramão das políticas sexuais hegemônicas:: Brasil, década de 1970. Contrapulso: Revista Latinoamericana de Estudios en Música Popular, Santiago, chile, ano 2019, v. 1, n. 1, ed. 1, p. 1-14, 30 ago. 2019. Disponível em: https://contrapulso.uahurtado.cl/index.php/cp/article/view/4/3. Acesso em: 12 maio 2020.

PEQUENO, Marconi. O sujeito dos direitos humanos. In: ZENAIDE, M. N. T. et al. Direitos humanos: capacitação de educadores. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2008, p. 29-34.

SAES, Décio. República do capital: capitalismo e processo político no Brasil. São Paulo: Boitempo Editorial, 2001.

SOUSA, Reginaldo Cerqueira. UMA HIGIENE MORAL E DO CORPO: EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA E AS ATIVIDADES FÍSICAS, ESPORTIVAS E DE LAZER DURANTE A DITADURA MILITAR. Revista Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade, São Paulo, n. 14, p. 18-37, jan./jun./2015. Disponível em: <http://ken.pucsp.br/cordis/article/view/26135/18765 >. Acesso em: 1 abr. 2020.

SCOTT, Joan. História das Mulheres. In: BURKE, Peter (Org). A escrita da história. São Paulo: Ed. da Universidade Estadual Paulista, 1992.

WAZLAWICK, Patrícia; CAMARGO, Denise de; MAHEIRIE, Kátia. Significados e sentidos da música: uma breve" composição" a partir da psicologia histórico-cultural. Psicologia em Estudo, v. 12, n. 1, p. 105-113, 2007. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-73722007000100013&script=sci_arttext&tlng=pt>. Acesso em: 5. ago. 2020.

WOOLF, Virginia. Um teto todo seu. São Paulo: Círculo do Livro, 1990.

Published

2024-06-26

How to Cite

HIDAKA, R. K.; FONTANETTI, K. V. P. MULHERES COMPOSITORAS NA DITADURA MILITAR BRASILEIRA. Revista Feminismos, [S. l.], v. 12, n. 1, 2024. DOI: 10.9771/rf.v12i1.44165. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/44165. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Dossiê Mulheres e Músicas: De Cantos e Encantos