O PROTAGONISMO FEMININO E AS EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES DAS CIÊNCIAS NATURAIS NA UFS
DOI:
https://doi.org/10.9771/rf.10.23.43352Resumo
Esta pesquisa objetivou conhecer os desafios, as possibilidades e as dificuldades de inclusão da mulher nas produções científicas do campo das Ciências Naturais (CN), na UFS. Através de dados coletados do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e de um questionário, constatou-se que a maioria das pesquisas vinculadas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), nas CN, é orientada por homens. Além disso, os relatos das docentes participantes revelaram a incidência de preconceitos e obstáculos relacionados ao gênero e vivenciados durante as suas experiências na universidade. Com isso, evidencia-se que ainda existem fatores limitantes da atuação da mulher na academia. Assim, é imprescindível essas discussões sobre questões de gênero na ciência visando a implementação de políticas públicas direcionadas à erradicação de preconceitos e das desigualdades de gênero.
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