ENTREVISTA: MOVIMENTOS DE MULHERES NEGRAS EM ESPAÇOS DE PODER COM VILMA REIS
Resumo
O encontro para a realização da entrevista foi realizado no dia 22 de julho de 2019, com início às 10:30h e término às 12:30h, nas dependências do CEAO- CENTRO DE ESTUDOS AFRO ORIENTAIS, no Bairro Dois de Julho, Salvador, onde a entrevistada cursa doutorado. Vilma Reis é socióloga, Doutoranda em Estudos Étnicos e Africanos do Programa Multidisciplinar em Estudos Étnicos e Africanos da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - POSAFRO/CEAO-FFCH-UFBA, e Ex- Ouvidora da Defensoria Pública do Estado da Bahia e pré candidata à Prefeitura de Salvador-BA.
A entrevista foi precedida por conversa amigável entre as partes, em um momento em que entrevistada estava sofrendo com problemas vocais em virtude da cansativa jornada de compromissos por conta da agenda do “Julho das Pretas[1]”, mas ainda assim, gentilmente, colaborou para a realização deste trabalho.
Nesse contexto, expliquei o objetivo da entrevista, em razão da minha condição de pesquisadora em estudos e gênero e feminismos, bem como o interesse em fazer algumas perguntas relacionadas ao escopo das relações de Gênero e Poder, especificamente em relação à realidade de mulheres negras e atuação política através de movimentos e coletivos.
Afinal, independente da circunstância notória de se tratar de uma pré-candidata à Prefeitura de Salvador, a entrevistada é uma figura de alta representatividade e prestígio entre as mulheres negras do Estado da Bahia, com um vasto histórico de ocupação dos espaços de poder, e militância junto aos movimentos de mulheres negras.
[1] O Julho das Pretas é uma agenda conjunta e propositiva com organizações e movimento de mulheres negras da Bahia, região Nordeste, e mais alguns estados do país, voltada para o fortalecimento das organizações de mulheres negras. Fonte: https://institutoodara.org.br/julho-das-pretas/. Acesso em 31/08/2019.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.