Mães na universidade: trabalho reprodutivo e estratégias de permanência

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Resumo

O objetivo do texto é discutir as estratégias de permanência de estudantes mães em uma universidade federal. Está baseado em pesquisa qualitativa exploratória, por meio da aplicação de questionários e entrevistas cujos dados foram submetidos a uma análise de conteúdo. Parte-se do conceito de trabalho reprodutivo, a partir das contribuições da teoria da reprodução social, para então apresentar as estratégias de permanência materiais e simbólicas desenvolvidas por estudantes mães na universidade pesquisada. Destaca-se como o trabalho reprodutivo consubstanciado nas demandas da maternagem embaralha a classificação entre material e simbólico, por seu status histórico de atividade não remunerada, e desenvolvida no Brasil especialmente por mulheres negras. Com o pouco tempo disponível, as estudantes mães apostam em estratégias de permanência simbólicas individuais mais do que coletivas, tendo como efeito uma alta demanda por acolhimento.

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Biografia do Autor

Maíra Tavares Mendes, Universidade Estadual de Santa Cruz

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela USP, tem Mestrado em Educação pela UFRGS, Doutorado em Educação pela UERJ e Pós-Doutorado em Educação na USP. Professora Adjunta no DCB e PPGE-UESC, é do Grupo de Pesquisa GEPPES/MB. Pesquisa Acesso e Permanência na Universidade, Formação de Professores e Educação Popular.

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Publicado

2021-01-07

Como Citar

MENDES, M. T. Mães na universidade: trabalho reprodutivo e estratégias de permanência. Revista Feminismos, [S. l.], v. 8, n. 3, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/38982. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Justiça Reprodutiva