ELAS SIM! Empoderamento feminino nas instituições de ensino superior no município de João Pessoa/PB

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Resumen

O empoderamento feminino atribui fatores que impulsionam as mulheres a administrarem com maestria a dupla jornada, conciliando a trajetória familiar com os desafios profissionais. Tais atributos são fundamentais para que seja possível contemplar a ascensão feminina em cargos de liderança. Sendo assim, este artigo teve por objetivo identificar os fatores que contribuem para o empoderamento na carreira de mulheres que alcançaram cargos de alta gestão em instituições de ensino superior no município de João Pessoa - PB. A parte empírica do artigo teve como lócus três instituições de ensino superior. Os dados desse estudo foram coletados a partir de entrevistas semiestruturas junto a sete gestoras nas instituições de ensino, que teve como base metodológica os estudos de Malhotra et al. (2002) e Luttrell et al. (2009). Foi utilizado o método qualitativo para obtenção dos resultados da pesquisa. Os resultados apresentados evidenciam cinco fatores dimensionais relacionados ao empoderamento feminino, aos quais, contribuíram para a ascensão profissional das entrevistadas. Os principais achados estão relacionados ao reconhecimento profissional de modo meritocrático, pois a proatividade e empenho destacaram-se como fatores relevantes para coordenar processos decisórios que influem grande impacto nas organizações.

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Biografía del autor/a

Larissa Pereira Oliveira

Graduada em Administração

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Publicado

2020-12-15

Cómo citar

PEREIRA, H. A.; OLIVEIRA, L. P. ELAS SIM! Empoderamento feminino nas instituições de ensino superior no município de João Pessoa/PB. Revista Feminismos, [S. l.], v. 8, n. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/34958. Acesso em: 27 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos