A EDUCAÇÃO SUPERIOR E AS POLÍTICAS DE IGUALDADE DE GÊNERO: experiências no Brasil e em Portugal

Autores

  • Roxade de Alencar Irineu UFS
  • Amanda Marques de Carvalho Gondim UFS
  • Isabel Menezes UFS

Resumo

Este artigo objetiva compreender a percepção de docentes do ensino superior em saúde do Brasil e de Portugal sobre a educação no assunto desigualdade de gênero. O estudo comparado de natureza qualitativa foi realizado com aplicação de entrevistas com 7 docentes, de ambos os sexos, de Instituições de Ensino Superior do Brasil (Universidade Federal de Sergipe) e de Portugal. Os resultados apontam para uma invisibilidade de uma diferença entre os gêneros e consequente relações de poder como resquícios de um passado recente. Conclui sobre a necessidade em se desenvolver maiores discussões desse tema no ensino superior em saúde nos dois países, por ser a educação superior um espaço privilegiado para desconstruções e mudanças de paradigmas.

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Publicado

2018-01-14

Como Citar

IRINEU, R. de A.; GONDIM, A. M. de C.; MENEZES, I. A EDUCAÇÃO SUPERIOR E AS POLÍTICAS DE IGUALDADE DE GÊNERO: experiências no Brasil e em Portugal. Revista Feminismos, [S. l.], v. 5, n. 1, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/30271. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê JUSTIÇA REPRODUTIVA: MATERNIDADES E VIOLÊNCIAS