A presença das mulheres na construção do conhecimento histórico
Resumo
Este artigo se propõe a compor um panorama bibliográfico das linhas teóricas e metodológicas norte-americanas e inglesas que discutem a relação das mulheres com a história e a escrita histórica. Parte-se do princípio que este tema precisa ser relacionado a uma questão epistemológica importante, qual seja, a do pressuposto de que na constituição do cânone historiográfico ocidental, o sujeito do conhecimento é quase sempre masculino. Historiadoras e teóricas feministas têm se preocupado em investigar a vida e a obra de historiadoras “amadoras” e profissionais, bem como o gênero como parte estruturante da consciência e da escrita histórica. A escolha das pesquisas abordadas se dá conforme a significativa representatividade no interior dos estudos sobre a relação das mulheres com a disciplina história e, especialmente, por trazerem luz à uma área que se encontra incipiente no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.