PARA QUEM MARIA PADILHA REZAVA?
DOI:
https://doi.org/10.9771/rf.v10i2%20e%203.51729Palabras clave:
Maria Padilha; Narrativa feminina; Performance; Subjetividade.Resumen
Este ensaio é um texto entesourado feito por duas mulheres que se colocaram no exercício do bando. São vozes de duas experiências que se encontram no cruzo da rua e que permitiram seus corpos serem afetados pela história de uma mulher que virou entidade religiosa no Brasil. Um ensaio hibrido de escrita artística, com imgens criadas pelas artistas e vídeos interativos.
Descargas
Citas
BENJAMIN, Walter. “A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica” in:__Ben- jamim e a obra de arte: técnica, imagem, percepção. Tradução de Marijane Lisboa e Vera Ribeiro; org. Tadeu Capistrano. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
DE CARVALHO, Aleksandra Stambowisky. “Na Boca de Quem Não Presta – Pontos can- tados de Pombagira, uma proposta de análise”. Tese de mestrado CEFET/RJ, 2016.
DA COSTA, Oli Santos. “A Pombagira Ressignificação Mítica da Deusa Lilith”, tese de mestrado PUC/Goiás, 2015.
FEDERICI, Silvia. “Calibã e a bruxa, mulheres, corpo e acumulação primitiva”. São Paulo: Elefante, 2017.
MEYER, Marlyse. “Maria Padilha e toda a sua quadrilha: de amante de um rei de castela a Pomba-Gira de Umbanda”, São Paulo, Edusp, 1993.
MURARO, Rose Marie in KRAMER, Heinrich; SPRENGER, James. “O martelo das feiti- ceiras”.27a ed. Rio de Janeiro: Record – Rosa dos Tempos, 2015.
RUFINO, Luis & SIMAS, Luis. “Fogo no Mato: as ciências encantadas da macumba”. Rio de Janeiro: Mórola, 2018.
SOUZA, Laura de Mello e. “O Diabo na Terra de Santa Cruz: feitiçaria e religiosidade no Brasil colonial”. São Paulo: Cia das Letras, 2009.
LORDE, Audre. “Usos do erótico: o erótico como poder”. Traduzido por tate ann de “Sister outsider: essays and speeches”. New York: The Crossing Press Feminist Series, 1984. p. 53-59.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.