QUEM CUIDA DE QUEM CUIDA?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/rf.v10i1.45592

Resumen

O presente artigo é fruto das reflexões e diálogos entre as autoras durante um ano e meio de isolamento social, em decorrência da pandemia de Covid-19. Selecionamos alguns trechos desse período, trazemos aqui em relato, experiências em que nós – duas mulheres, mães, professoras, divorciadas, pesquisadoras cursando doutorado em Artes Cênicas por diferentes programas de pós-graduação, residentes de localidades distintas (Brasília e João Pessoa), atravessando a pandemia do covid-19 conectadas e enfrentando desafios. O recorte de tempo apresentado aqui foi estabelecido de modo a se concentrar em uma semana o que se vivenciou cotidianamente. Propomos aqui um exercício de f(r)icção (LYRA,2011), onde há um entrelaçamento entre o passado, o presente e o futuro, ficcionado em um breve período de tempo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Barbara Duarte Benatti, Universidade de Brasília (UnB)

Graduada em Administração com ênfase em Hotelaria pelo Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB (2005). Licenciada em Educação Artística: Artes Cênicas, pela Universidade de Brasília-UnB (2008). Pós-graduada com especialização em Hotelaria Hospitalar, pela Universidade de Brasília-UnB (2009), dando desenvolvimento a pesquisa iniciada na graduação, ampliando o repertório sobre a inclusão das artes no processo de recuperação. Mestre em Artes Cênicas (2017), pela Universidade de Brasília-UnB. A dissertação explorou o teatro de bonecos do Mamulengo e a inclusão das mulheres, ressignificando a brincadeira. O trabalho foi selecionado como melhor dissertação na área de linguística, letras e artes junto ao prêmio UnB de dissertação e tese do ano de 2017. Atualmente é doutoranda em Teatro pela Universidade de Brasília, membro do BASis do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anysio Teixeira. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8301-6910

Joana Vieira Viana, UDESC

Doutoranda em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Tem mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016. É pós-graduada (especialização) em docência no Ensino Superior, UNOPAR, 2015. Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília, 2006. Professora de Teatro pela prefeitura municipal de João Pessoa-PB desde 2005. Atriz, professora, pesquisadora e produtora.

ORCID: 0000-0001-9980-8947

Citas

AMARAL, Ana Maria. Teatro de animação: da teoria à prática. 3. ed. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2007.

BACHELARD, G. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

hooks, bell. Teoria feminista: da margem ao centro. Tradução Rainer Patriota. São Paulo: Perspectiva, 2019.

HOMEM, Maria. Lupa da Alma: Quarentena Revelação. 1ª ed., 2020. São Paulo: Todavia, 3ª reimpressão, 2021.

LEAL, Tatiane. O sentimento que nos faz irmãs: construções discursivas da sororidade em mídias sociais. Dossiê Crise, Feminismo e Comunicação. ISSN 2175-8689 v.23, n.3, 2020.

LYRA, Luciana de Fátima Pereira Rocha de. Guerreiras e Heroínas em performance: Da artetnografia à Mitodologia em Artes Cênicas. 2010. Tese (Doutorado em Artes Cênicas), Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas-SP, 2011.

OMS (Organização Mundial da Saúde), ONU Mulheres lança materiais com diretrizes para inclusão de mulheres e meninas na resposta à pandemia de COVID-19. Disponível em:<http://www.onumulheres.org.br/noticias/onu-mulheres-lanca-materiais-com-diretrizes-para-inclusao-de-mulheres-e-meninas-na-resposta-a-pandemia-de-covid-19/> Acesso em: 18/06/2021.

VIEIRA, Rejane. Acervo pessoal, não-publicado. João Pessoa, 2020.

Publicado

2022-07-01

Cómo citar

BENATTI, B. D.; VIANA, J. V. QUEM CUIDA DE QUEM CUIDA?. Revista Feminismos, [S. l.], v. 10, n. 1, 2022. DOI: 10.9771/rf.v10i1.45592. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/45592. Acesso em: 18 jul. 2024.

Número

Sección

DEPOIMENTOS