CONTAR HISTÓRIAS COM MATERNIDADES: POR UMA POLÍTICA FEMINISTA DO CUIDADO
DOI:
https://doi.org/10.9771/rf.v10i1.45208Resumen
O campo dos cuidados no território brasileiro deflagra uma história perpassada por subjugação e desvalorização. O que já era pensado como campo problemático em diferentes produções feministas foi evidenciado exponencialmente a partir do advento pandêmico: a crise que vivemos, social-sanitária-econômica, é também uma crise das políticas do cuidado. Este artigo busca cartografar este campo problemático através da criação de uma rede de histórias entre pessoas ocupadas de um cuidar: sujeitas interpeladas mulheres e mães, que vivem os anos de 2020 e 2021. Analisa-se a questão a partir de diferentes feminismos que consideram a intrínseca relação entre raça, gênero e classe. As histórias são condensadas de diferentes encontros e propõem uma ampliação em sistemas narrativos. Por meio delas, aponta-se para a concepção do cuidado como relacional, em uma perspectiva feminista, considerando o espaço doméstico como parte fundamental dessa construção.
Palavras-chave: feminismo; maternidade; contação de histórias, cuidado; pandemia.
Descargas
Citas
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. 2009. [online] Disponível em: http://www.ted.com/talks/lang/pt/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story.html. Acesso em 19 jun. 2021.
BADINTER, Elisabeth. Um amor conquistado: o mito do amor materno. Círculo do Livro: São Paulo. 1980.
BATTISTELLI, Bruna Moraes; CRUZ, Lílian Rodrigues da. Entre cartografia e etnografia, possibilidades de uma pesquisa…. Revista PSI UNISC. Anais da VI Jornada de Pesquisa em Psicologia, 2019. Disponível em: <https://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/jornada_psicologia/article/view/17633/4511> Acesso em 09 jun. 2021.
BATTISTELLI, Bruna Moraes; RODRIGUES, Luciana. Contar histórias desde aqui: por uma sala de aula feminista e amefricana. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 23, n. 1, p. 153–173, 2021. Disponível em: <http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/4067>. Acesso em: 5 jun. 2021. https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n1p153-173
BELLACASA, María Puig de la. ‘Nothing comes without its world’: thinking with
care. The Sociological Review, p.197-206, 2012.
DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.
DELL’AGLIO, Daniela Dalbosco; MACHADO, Paula Sandrine. Cuidado, branquitude e interdependência. Revista Inter-Legere, v. 3, n. 28, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/20892> Acesso em 09 jun. 2021. https://doi.org/10.21680/1982-1662.2020v3n28ID20892.
GONZALEZ, Lélia. Em: Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. In: RIOS, Flavia; LIMA, Marcia. (Org.) A mulher negra na sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Zahar, 2020. Original em 1979.
GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. In: RIOS, Flavia; LIMA, Marcia. (Org.) Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, 2020. Original em 1983.
HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo é o privilégio da pesquisa parcial. Cadernos Pagu, n. 5, p. 7-41, 2009. Original em 1995. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/1773>. Acesso em: 21 jun. 2021.
HARAWAY, Donna. Manifesto ciborgue: Ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. In: Org: Tomaz Tadeu. Antropologia do ciborgue: As vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
HARAWAY, Donna. ModestWitness@Second_Millenium.FemaleMan©_Meets_OncoMouse™: Feminism and Technoscience. New York and London: Routledge, 1997.
HARAWAY, Donna. ‘Staying with the trouble: Becoming worldly with companion species’, paper presented at the Colloquium Series of the Center for Cultural Studies, UC Santa Cruz, 10 October, 2010.
hooks, bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Editora Elefante, 2020.
hooks, bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. São Paulo: Editora Elefante, 2021.
KASTRUP, Virgínia; PASSOS, Eduardo. Cartografar é traçar um plano comum. In: PASSOS, Eduardo. et al. (Org.). Pistas do Método da Cartografia- a experiência da pesquisa e o plano comum- Vol.2. Porto Alegre: Sulina, 2014. p. 15-41.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: Episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2018.
LE GUIN, Ursula Kroeber. The Carrier Bag Theory of Fiction. London: Ignota Books, 2020.
Nascimento, Wanderson Flor do. A modernidade vista desde o sul: perspectivas a partir das investigações acerca da colonialidade. Revista Padê, v.1, n.1-2, 2009. Disponível em: <https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pade/article/view/1071> Acesso em 20 jun. 2021. https://doi.org/10.5102/pade.v2i1.1071
OLIVEIRA, Érika Cecília Soares; ROCHA, Késia dos Anjos. Sobre cafundós, confins e fronteiras: contações de histórias sobre diversidade sexual. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 94-104, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822016000100094&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 17 maio 2021. https://doi.org/10.1590/1807-03102015v28n1p094.
ROCHA, Camila. Cristianismo ou conservadorismo? O caso do movimento anti-aborto no Brasil. Revista TOMO, n. 36, p. 43-78, 2020. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/tomo/article/view/12777>. Acesso em 18 jun. 2021.
https://doi.org/10.21669/tomo.vi36.12777
TIBOLA, Talita. Cuidado com dissenso: pensando mobilizações político-artísticas no Rio de Janeiro a partir de uma ética-prática do cuidado. Revista Pesquisas e práticas psicossociais, v. 11, n. 1, p. 185-199, 2016. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-89082016000100015&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 10 jun. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.