MODA, FEMINILIDADE E CONTROLE SOCIAL: O DISCURSO DE OPRESSÃO DISSEMINADO PELA COMUNICAÇÃO DIGITAL DA MARCA GUCCI

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/rf.v9i2.44971

Resumen

O presente artigo objetiva identificar o discurso de opressão feminina na comunicação digital da marca Gucci. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre métodos de controle social aplicados às mulheres; moda e opressão feminina e posicionamento de marca de moda, com ênfase na grife e sua relação com o rompimento ou a manutenção de padrões hegemônicos de gênero. Procedeu-se uma pesquisa documental, descritiva e qualitativa, pautada em análise semiótica de imagens selecionadas do site da marca, a partir do método de Martine Joly. Os resultados apontaram que o discurso de desconstrução de padrões de gênero analisado é limitado, sobretudo no que tange às representações sociais das mulheres, pois os métodos de controle femininos continuam sendo reverberados pela grife, considerada referência para marcas de moda. Em conclusão, espera-se que esta pesquisa estimule reflexões sobre o papel da moda contemporânea na construção discursiva da libertação feminina.

Palavras–chave: Opressão. Gênero. Semiótica. Gucci. Libertação feminina.

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Biografía del autor/a

Daniela Novelli, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora adjunta do Bacharelado em Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e do Mestrado Profissional em Design de Vestuário e Moda (UDESC). Doutora em Ciências Humanas (UFSC) com estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/CAPES/COFECUB 8854/12-2). Pós-doutora pela Université de Paris-Sorbonne Paris IV, com bolsa de pesquisa CAPES BEX 6682/14-6 (Brasil).

Gabriele da Silva Moraes, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduanda no curso de Bacharelado em Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina. Atuou como bolsista de apoio discente e de extensão durante a graduação. Desenvolveu projetos de pesquisa no ensino médio, apresentando-os em feiras como Febrace e Mostratec. Atualmente trabalha como Social Media em Florianópolis.

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Publicado

2022-01-13

Cómo citar

NOVELLI, D.; MORAES, G. da S. MODA, FEMINILIDADE E CONTROLE SOCIAL: O DISCURSO DE OPRESSÃO DISSEMINADO PELA COMUNICAÇÃO DIGITAL DA MARCA GUCCI. Revista Feminismos, [S. l.], v. 9, n. 2, 2022. DOI: 10.9771/rf.v9i2.44971. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/44971. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos