Alexandrina e Lozinha: duas gerações e (quase) nenhum diálogo
Resumen
Neste artigo pretendemos contar em linhas breves a história de duas mulheres no contexto de seus dias – mãe e filha. A primeira à frente do seu tempo, a outra nem um pouco. Para isso, utilizamos elementos narrados por elas sobre suas vidas, suas interpretações acerca de fatos localizados nos seus respectivos tempos e, paralelamente, comparamos essas justificativas com o que nos traz a literatura sobre narrativas de gênero e geração. Para fundamentar e compreender algumas passagens, baseamo-nos nas falas de Tavares (2011), Delgado (2010) e Pollack (1989). Durante a escrita do texto, nos deparamos com dicotomias e contradições do comportamento dessas mulheres de gerações diferentes e buscamos, sempre que possível, sugerir nas passagens uma reflexão às leitoras.
Palavras-chave: mulheres; geração; narrativas
Descargas
Citas
DELGADO, J. Velhice, corpo e narrativa. Horizontes Antropológicos, v. 16, n. 34, p. 189-212, 2010.
POLLAK, M. Memória, esquecimento, silêncio. Revista Estudos Históricos, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.
TAVARES, M. Sexo, afeto e solteirice: intersecções de gênero, raça e geração entre mulheres de classe média. in: Gênero, mulheres e feminismos / Alinne Bonneti e Ângela Maria Freire de Lima e Souza (org.). - Salvador: EDUFBA : NEIM, 2011. 346 p. - (Coleção Bahianas ; 14)
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.