Maternidade, políticas públicas e condições de permanência no mercado de trabalho: narrativas de mulheres- mães-trabalhadoras.

Autores/as

  • Raquel Pimenta UFBA PPGNEIM

Resumen

O presente artigo foi elaborado a partir das discussões e reflexões teóricas ocorridas na disciplina Memórias e Narrativas de Gênero e Geração. Nesse sentido, o artigo pretende registrar as narrativas de duas mulheres-mães. Ambas com filho (a) s que percebem Benefício de Prestação da Assistência Social ². A partir do relato dessas mulheres, revela-se o emaranhado de situações - provenientes do contexto socioeconômico e cultural no qual estão inseridas - que culminou no abandono da atividade laborativa exercida por cada uma delas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raquel Pimenta, UFBA PPGNEIM

Mestranda em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo - PPGNEIM/UFBA. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador (2008). Pesquisa sobre Gênero e Política de Previdência Social. Atua como Assistente Social no Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, desde 2009. Possui experiência com oficinas e palestras para estudantes, profissionais de Serviço Social e demais profissionais em matéria de previdência social, benefícios previdenciários, benefícios assistenciais e atuação da assistente social no âmbito do INSS.

Citas

CISNE, Mirla. Gênero, divisão sexual do trabalho e serviço social. 2ª.ed. – São Paulo: Outras Expressões, 2015.

Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

CRENSHAW, Kimberlé: Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero: Revista Estudos Feministas, 2002.

GUILLAUMIN, Collete, TABET , Paola e MATHIEU, Nicole. O patriarcado desvendado: teorias de três feministas materialistas: / organizadoras: Verônica Ferreira – Recife: SOS Corpo, 2014.

MARCONDES, Mariana Manzzini e MEIRELLES, Maria do Carmo Toledo Cruz: Política de creches no Brasil: até onde caminhou o compromisso com a igualdade de gênero? 2015.

SALVATICI, Silvia. Memórias de gênero: reflexões sobre a história oral de mulheres: Associação Brasileira de História Oral, volume 8, ano 1, 2005. Tradução: Luiz Antônio Rodrigues Ribeiro Campos.

TEIXEIRA, Solange Maria. Família e as formas de proteção social e primária aos idosos. Revista Kairós, 2008, p. 59-80.

Publicado

2020-11-10

Cómo citar

PIMENTA, R. Maternidade, políticas públicas e condições de permanência no mercado de trabalho: narrativas de mulheres- mães-trabalhadoras. Revista Feminismos, [S. l.], v. 7, n. 3, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/42043. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê JUSTIÇA REPRODUTIVA: MATERNIDADES E VIOLÊNCIAS