Senta que lá vem história: o percurso memorialístico e performático das narrativas na disciplina Memórias e Narrativas de Gênero e Geração
Resumen
Este artigo tem como finalidade trabalhar com noções de oralidade, memória e performance a partir de nossa experiência na disciplina Memórias e Narrativas de Gênero e Geração. Buscamos observar o comportamento narrativo das(os) discentes, que, a partir do avivamento das lembranças, interagiram com a proposta metodológica, trazida pelas docentes, de integração entre conteúdos teóricos e o conhecimento de mundo da turma. Para tanto, recuperamos, a partir de suas memórias de aula, as narrativas que lhes foram marcantes durante o curso.
Descargas
Citas
ALCOFORADO, Doralice F. Xavier, ALBÁN, Maria deI Rosário Suárez. Contos Populares Brasileiros: BAHIA. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Ed. Massangana, 200l.
ALCOFORADO, Doralice F. Xavier, ALBÁN, Maria deI Rosário Suárez. As vozes do Ouro: a tradição oral em Jacobina. Salvador: EDUFBA, 2004.
COELHO, Betty. Contar Histórias: uma arte sem idade. São Paulo. Ed. Ática. 7ª ed, 1997.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
JELIN, Elizabeth. Los trabajos de la memoria. Buenos Aires: Siglo XXI Editores, 1998. (Colección Memorias de la Represión).
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Rio de Janeiro: Estudos Históricos, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.
SCHMIDT, Maria Luisa Sandoval; MAHFOUD, Miguel. Halbwachs: memória coletiva e experiência. São Paulo: Psicologia USP, v. 04, 1993.
SCOTT, Joan W. Gènero y história. México: FCE, Universidad Autonoma de la Ciudad de México, 2008.
TEDESCHI, Losandro Antonio. Os lugares da História Oral e da Memória nos Estudos de Gênero. Catalão: OPSIS, v. 15, n. 2, 2015.
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: a "literatura" medieval. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Educ., 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.