ENTREVISTA COM AMELINHA TELES

Autores/as

  • Danielle Tega Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Mabel Bellucci Universidade de Buenos Aires (UBA)

Resumen

Amelinha Teles é uma das feministas mais conhecidas do país. Fundadora, com outras companheiras, da União de Mulheres de São Paulo e do projeto de formação de Promotoras Legais Populares (PLPs), atua há décadas no combate à violência de gênero. Nesta entrevista, fala sobre sua longa trajetória na luta pelos direitos humanos no Brasil: de sua experiência na clandestinidade contra a ditadura militar (1964-1985) à atuação das mulheres durante o processo constituinte; da luta pela legalização do aborto às relações entre os movimentos feministas e a academia; de sua participação na imprensa feminista ainda nos anos ditatoriais à defesa de um feminismo antipatriarcal, antirracista e anticapitalista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Danielle Tega, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Professora Substituta na UEMS

Doutora em Sociologia pela Unicamp

Pós-doutorado realizado no Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu

Mabel Bellucci, Universidade de Buenos Aires (UBA)

Integrante do Grupo de Estudios sobre Sexualidades (GES) do Instituto de Investigación Gino Germani na Universidad de Buenos Aires (UBA).

Publicado

2020-10-17

Cómo citar

TEGA, D.; BELLUCCI, M. ENTREVISTA COM AMELINHA TELES. Revista Feminismos, [S. l.], v. 7, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/36206. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Entrevista