VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES IDOSAS: O PESO DAS ASSIMETRIAS DE GÉNERO NA IDADE AVANÇADA
Resumen
No presente artigo parte-se da análise de um conjunto de vulnerabilidades da população idosa em Portugal, em particular das mulheres mais velhas, dando-se conta das assimetrias de género que agravam o seu risco de exposição a vários tipos de abusos e violências. Evoca-se o debate teórico acerca da definição do conceito de abusos de idosos e da sua explicação, mobilizando-se, em particular, as teorias feministas que dão conta da relevância da categoria de género para a interpretação dos processos de dominação e de desigualdade que afetam as mulheres na idade avançada. Conclui-se, o artigo com a apresentação de um conjunto de evidências empíricas ilustradoras das referidas assimetrias de género no abuso e violência.Palavras - chave: Abuso de mulheres idosas; violência de género; assimetrias de género
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.