A Primavera das Mulheres — Ciberfeminismo e os Movimentos Feministas.
Resumen
O presente artigo, tem como objetivo desenvolver uma discussão teórica, sobre Ciberfeminismo e, como esse fenômeno é capaz de ressignificar as identidades e promover o (ciber) ativismo feminista, através das mídias sociais, redes sociais e as novas tecnologias da informação. A temática principal, está vinculada as campanhas empreendidas pelas mulheres no ano de 2015, "A Primavera Feminista" e a "Primavera Secundarista", identificando esse período de militância, como "Primavera das Mulheres", por ter tido um alcance significativo nas redes sociais e pelo uso das mídias sociais para organizar as manifestações que saíram do espaço virtual, emergindo no concreto. Assim, pretende-se analisar a aliança do feminismo com as novas tecnologias. Quanto ao método de pesquisa utilizado, foi a revisão bibliográfica. Podendo perceber ao final, a criação de uma relação entre mulheres e tecnologia, na luta por equidade de gênero.
Palavras-Chave: ciberativismo; feminismo; identidade; tecnologia
Descargas
Citas
GIDDENS, Anthony. Modernidade e Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahrar, 2002.
HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-modernidade. 4ª edição. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo. Editora 34, 1999.
PLANT, Sadie. Zeros + Ones. London: Fourth Estate,1998.
SADER, Eder. Quando novos personagens entraram em cena: experiências, falas e lutas dos trabalhadores da Grande São Paulo, 1970-80. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 4ª edição 2001i.
Documentários
Lute como uma menina. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=8OCUMGHm2oA> Acesso em: 22/12/2017 às 15:03
Sites
Prints de tela. Facebook.com
____________. Twitter.com
Post Primavera Secundarista. blogueirasfeministas.com
Fenomenologia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Fenomenologia>.
Acesso em: 27/12/2017 às 20:00.
Uma história oral das primeiras Ciberfeministas. Disponível em:<https://motherboard.vice.com/pt_br/article/ezbyq4/um-historia-oral-das-primeiras-ciberfeministas> Acesso: 21/12/2017 às 21:40
Disponível em: <https://www.significados.com.br/hashtag/> Acesso em 26/12/2017 às 18:35.
Bello, Luíse. Uma primavera sem fim. Disponível em: <http://thinkolga.com/2015/12/18/uma-primavera-sem-fim/>. Acesso em: 3/12/217, às 23:00.
Midias e redes sociais. Disponível em: < http://http://www.cria.art.br/diferenca-entre-redes-sociais-e-midias-sociais>. Acesso em: 27/12/2017 às 19:48.
TICs. Disponível em:<http://https://www.infojovem.org.br/infopedia/descubra-e-aprenda/tics>. Acesso: 27/12/2017 às 19:35.
Sufrágio feminino. Disponível em:https://pt.wikipedia.org/wiki/Sufr%C3%A1gio_feminino. Acesso em: 22/10/2017.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.