GÊNERO E JUVENTUDE: UMA ANÁLISE DE QUESTIONÁRIO APLICADO A ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO COM RELAÇÃO À ESCOLHA DA PROFISSÃO

Autores/as

  • Maristela Oliveira Meira UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
  • Silvia Regina Marques Jardim Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB

Resumen

O presente artigo tem como foco para estudo as perspectivas do/a jovem estudante do Ensino Médio com relação ao seu futuro profissional e pessoal. Tal abordagem será à luz da categoria de análise gênero. A metodologia aplicada será bibliográfica, em que utilizei pesquisas, artigos e trabalhos acadêmicos publicados em sites/revistas eletrônicas, além da análise de questionário aplicado para estudantes do Ensino Médio. Pretende-se verificar, entre as escolhas e sonhos desses jovens, a existência de diferenças no que diz respeito às relações sociais de gênero. A bibliografia estudada e os dados coletados no questionário nos leva a perceber a existência de uma determinação ainda em voga sobre quais cursos superiores são indicados para as mulheres e quais são atribuídos ao homem.

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Biografía del autor/a

Maristela Oliveira Meira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

Graduanda do curso de Licenciatura em Filosofia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membra do Grupo de Estudos sobre Políticas, Gênero, Álcool e Drogas (GEPAD), do Museu Pedagógico da UESB. E-mail: marie.meira@hotmail.com. (77) 98876-1362.

Silvia Regina Marques Jardim, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB

Doutora em Educação, UNESP, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP. Professora Adjunta na UESB, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. E-mail: silvia.jardim@hotmail.com. (77) 98158-6826.

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Publicado

2020-10-17

Cómo citar

MEIRA, M. O.; JARDIM, S. R. M. GÊNERO E JUVENTUDE: UMA ANÁLISE DE QUESTIONÁRIO APLICADO A ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO COM RELAÇÃO À ESCOLHA DA PROFISSÃO. Revista Feminismos, [S. l.], v. 7, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/30282. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos