REPRESENTAÇÕES DOS/AS DOCENTES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL SERGIPE, CAMPUS ITABAIANA/SE
Resumen
O objetivo desse trabalho é analisar as representações dos/as docentes sobre a inclusão das temáticas de gênero e sexualidades no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe, Campus Itabaiana (SE). Para isso foi construída uma proposta metodológica organizada a partir da perspectiva pós-crítica, abandonando o caráter normativo da pesquisa e buscando mostrar que os fenômenos sociais são múltiplos e heterogêneos. A estratégia de coleta de dados ocorreu junto a 8 docentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe, Campus Itabaiana/SE, sendo (5 mulheres e 3 homens) através de questionários e entrevista estruturada. Infere-se que a inclusão das temáticas de corpo, gênero e sexualidades no trabalho docente do Curso de Pedagogia está sendo abordada por iniciativas individuais dos docentes por terem formação sobre a temática de gênero e sexualidade. Surgiram também representações atravessadas pelo discurso heteronormativo e biológico que silenciam diante das situações de preconceito e de desrespeito à diferença.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.