C
DOI:
https://doi.org/10.9771/rf.v11i2.56556Keywords:
KEYWORDS: Feminism. Gender. NEIM. Nucleus and Gender Study Groups. Academic research.Abstract
RESUMO
O artigo constitui uma narrativa ou testemunho da memória para desvelar relações sociais construídas, integrando um pouco de minha biografia, visão de mundo, experiência efetiva individual de narradora, ações de aproximação com o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM/UFBA) criado em 1984, e suas pesquisadoras, por ocasião das comemorações do aniversário de seus 40 anos, visibilizando contribuição desse núcleo à estruturação do campo de formação de estudos sobre as mulheres na academia, por meio de narrativas/relatos, mediante abordagens teórico metodológica e conceitual, fundamentais para a consolidação da epistemologia feminista, forjada na necessidade de elaboração de uma nova maneira de problematizar a história, possibilitando produzir estudos sobre as ‘mulheres’ de forma atenta às armadilhas da compreensão das mulheres enquanto sujeito universal.
PALAVRAS-CHAVE: Feminismo. Gênero. NEIM. Núcleos e Grupos de Estudos de Gênero. Pesquisa acadêmica.
Downloads
References
REFERÊNCIAS
AMADO, João. (Coord.) Manual de investigação qualitativa em educação. Portugal: Universidade de Coimbra, 2014. 2ª edição.
BANDEIRA, Lourdes; SIQUEIRA, Deis. A perspectiva feminista no pensamento moderno e contemporâneo. Editorial Sociedade e Estado, Brasília, DF, v. 18, n. 1/2, p. 263–284, jan./dez, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/ article/view/4999. Acesso em: 23 jun. 2023.
BANDEIRA, L. M. Fortalecimento da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres: avançar na transversalidade da perspectiva de gênero nas políticas públicas. Brasília, DF: Secretaria de Políticas para as Mulheres, 2005.
BIANCHETTI, Glucídio e VALLE, Ione Ribeiro. Produtivismo acadêmico e decorrências às condições de vida/trabalho de pesquisadores brasileiros e europeus. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Educ., Rio de Janeiro, RJ, v.22, n. 82, p. 89-110, jan./mar. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br › ensaio PDF. Acesso em 26/06/23
BRASIL. Plano Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres 2013- 2015. Brasília, DF: Secretaria de Políticas para as Mulheres, 2013.
BRASIL. II Plano Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres. Brasília, DF: Secretaria de Políticas para as Mulheres, 2008.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
CERTEAU, Michel de. A escrita da história. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.
COSTA, Albertina. Apresentação. In: COSTA, Albertina; BRUSCHINI, Cristina (Org.). Uma questão de gênero. São Paulo: Rosa dos Tempos/ Fundação Carlos Chagas, 1992.
COSTA, Ana A. Alcântara; SARDENBERG, Cecília M. Barcellar. Teoria e práxis feministas na academia. Os núcleos de estudos sobre a mulher nas universidades brasileiras. Estudos Feministas. Rio de Janeiro, RJ: UFRJ/ CIEC, n. Especial, 2º. Sem, p. 387-400, 1994. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br › article › download. Acesso em: 15 maio 2023.
CRUZ, Maria Helena Santana. Dimensões do feminismo em Sergipe: um pouco de uma história recente. Cadernos feministas de economia & política. Recife. Casa da Mulher do Nordeste, n. 3, semestral, p. 141-164, 2006.
FARAH, Marta F. S. Gênero e políticas públicas. Rev. Estudos Feministas, Florianópolis (SC), abr. v. 1, p. 1-20, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2004000100004. Acesso: 15 jun. 2023.
FARAH, Marta F. S. Análise de políticas públicas no Brasil: de uma prática não nomeada à institucionalização do “campo de públicas”. Revista de Administração Pública, FGV, Rio de Janeiro (RJ), v. 50, n. 6, p. 959–979, 2016. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/64710. Acesso 06 maio 2023.
GIDDENS, Anthony. Sociologia. 6. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
HIRATA. Helena, et al. (orgs.). Dicionário crítico do feminismo. São Paulo: UNESP, 2009.
KNIGHT, Jane. Un modelo de internacionalización: respuesta a nuevas realidades y retos. Educación superior en América Latina: La dimensión internacional. In: WITH, Hans de; JARAMILLO, Isabel Cristina, GACEL-AVILA, Jocelyne. Educación Superior en América Latina: la dimensión internavional. Bogotá: Banco Mundial/Mayo, p. 1-38, 2005. Disponível em: https://elibrary.worldbank.org/doi/abs/ 10.1596/978-9-5897-6478-7#page=28. Acesso em: 22 maio 2023.
LOURO, Guacira Lopes. Sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
MEYEROWITZ, Joane. A history of “Gender”. The American Historical Review, v. 113, n. 5. Oxford University Press / American Historical Association. 2008. pp. 1346-1356. Disponível em: http:www.jstor.org/stable/30223445. Acesso: 21 maio 2023.
PRÁ, Jussara R. O feminismo como teoria e como prática. In: STREY, Marlene. (Org.), Mulher: Estudos de gênero, São Leopoldo: UNISINOS. pp. 39- 57, 1997.
QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Relatos orais: do “indizível” ao “dizível”. In: QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de; SIMSON, Olga de Moraes Von. Experimentos com histórias de vida: Itália-Brasil. São Paulo: Vértice, 1988. cap. 2. p. 14-43.
RAGO, Margareth. A AVENTURA DE CONTAR feminismos, escrita de si e invenções da subjetividade. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2013.
SARDENBERG, Cecilia M. B. O enfoque de gênero: fundamentos teóricos e aspectos práticos. Salvador: Editora NEIM/UFBA, 1998.
SARDENBERG, Cecilia Maria Bacellar. Da crítica feminista à ciência a uma ciência feminista? In: COSTA, Ana Alice Alcântara; SARDENBERG, Cecilia Maria Bacellar. Feminismo, ciência e tecnologia. Salvador: REDOR/NEIM-FFCH/UFBA, p. 89-120, 2002.
SCOTT, J.W. Gênero: Uma categoria útil para análise histórica. Tradução (para o português) de Christine Rufino Dabat e Maria Betânia Ávila. Recife: SOS Corpo, p.9-39, 1991. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br › article › download.PDF. Acesso em 06 jun. 2023.
SORJ, Bila. Novo paradigma feminista ou sociologia das teorias feministas? Texto apresentado na mesa-redonda. As análises de gênero constituíram paradigmas metodológicos?”, ENCONTRO NACIONAL DA ANPOCS, XXI. Anais [...]. Realizado entre 20 e 25 de outubro de 1997, na cidade de Caxambu, 1997. Caxambu – MG, 1997.
SORJ, B. A revista estudos feministas e as políticas públicas: qual relação? Estudos Feministas, v. 16, n. 1, p. 129-130, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br › ref ›Acesso: 10 jun. 2023.
YOUNG, Iris Marion. Inclusive political communication. In: YOUNG, Iris M. Inclusion and Democracy. New York: Oxford University Press, 2002. Disponível em http://soutranshomemedai.webnode.com/transidentidades/. Acesso 15 maio 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.