APROPRIAÇÕES PUBLICITÁRIAS DE EMPODERAMENTO E (AB)USOS DE VIOLÊNCIAS: UMA PROSPECÇÃO EM TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.9771/rf.v11i2.56420Keywords:
female bodies, advertising, consumption, gender studiesAbstract
Este artigo aborda a temática da publicidade em relação às enunciações sobre os corpos femininos na perspectiva arqueogenealógica do pensamento foucaultiano. Trata-se de um estudo do tipo estado do conhecimento no qual foram analisadas as tendências investigativas de produções científicas brasileiras que se ocuparam do tema e problematizados alguns aspectos de seus principais achados. A busca foi realizada no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, onde foram utilizados argumentos distintos, definidos segundo os descritores publicidade, anúncios publicitários e mulheres. O corpus consistiu em 16 pesquisas, 12 dissertações e quatro teses, e foi organizado em duas categorias, intituladas “Empoderamento e Femvertising: ressignificações discursivas” e “Manutenção discursiva e perpetuação de violências”. Das análises foram identificadas investigações que evidenciaram alguns deslocamentos discursivos baseados na noção de empoderamento e, por outro lado, a manutenção de discursos racistas, sexistas e misóginos.
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