INVISIBILIDADE FEMININA NA MÚSICA ERUDITA JOSEPHINE AMANN-WEINLICH E A NOVA ORQUESTRA DE SENHORAS VIENENSE

JOSEPHINE AMANN-WEINLICH AND THE NEW VIENESSE LADIES' ORCHESTRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rf.v12i1.54229

Palavras-chave:

Josephine Amann-Weinlich, Neues Wiener Damen-Orchester, orquestra feminina

Resumo

A participação feminina na música erudita tornou-se especialmente significativa no século XIX, em consequência de várias mudanças socioculturais que o caracterizaram. Apesar de frequentemente esquecida, Josephine Amann-Weinlich foi uma das maestras que mais se destacou nesta época, tendo sido pioneira na criação de uma orquestra exclusivamente feminina, intitulada Neues Wiener Damen-Orchester. O presente artigo explora o percurso profissional de Amann-Weinlich e das suas instrumentistas, reunindo informação sobre os seus sucessos, os problemas de género que enfrentaram e a influência que tiveram sobre outras mulheres, e termina com uma análise interseccional das nuances socioculturas subjacentes aos seus contextos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catarina Sousa, Iscte-IUL

Licenciatura em Psicologia (ISCTE-IUL) e Violinista na Orquestra Académica da Universidade de Lisboa Lisboa, Lisboa, Portugal 

 

João Manuel de Oliveira, ISCTE-Instituto universitário de Lisboa

Research Fellow · ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Formação acadêmica ; Universidade do Minho. Pós-doutorado Psicologia Social do Género ; ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Doutorado Psicologia Social.

Referências

AMÂNCIO, Lígia (2017). Assimetria Simbólica: breve história de um conceito. In: OLIVEIRA, João Manuel e AMÂNCIO, Lígia (Org). Género e sexualidades: intersecções e tangentes. Lisboa: Centro de Investigação e de Intervenção Social (CIS-IUL), 2017. 17-36.

ARTIAGA, Maria José. "Grace, Skill and Refinement - A Orquestra de Senhoras de Josephine Amann-Weinlich”. In: GOMES-RIBEIRO, Paula, DURAND, Júlia, FREITAS, Joana & GASPAR, Filipe (Org.). Música, Género, Sexualidades: Musical Trouble...After Butler. V. N. Famalicão: Húmus, 2021. 21-46.

AVINS, Styra. Brahms in the Wittgenstein homes: A memoir and letters. In: HAMILTON, Katy & LOGES, Natasha (Org). Brahms in the Home and the Concert Hall: Between Private and Public Performance. London: Royal College of Music, 2014. 221-255.

BABBE, Annkatrin. Weinlich, Josephine, Josefine, Josephina, Josefa (Maria) verh. Amann-Weinlich, Ammann-Weinlich. [online] Disponível em: https://www.sophie-drinker-institut.de/weinlich-josephine Acesso em: 15 dez. 2022

BABBE, Annkatrin, HOFFMANN, Freia, & TIMMERMAN, Volker. Ein Orchester, wie es bisher in Europa noch nicht gesehen und gehört worden war': Das' Erste Europäische Damenorchester' von Josephine Amann-Weinlich. Oldenburg: BIS Verla, 2011.

BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL. n.d. Partituras digitalizadas de Amann-Weinlich, Josephine. [online] Disponível em: https://bndigital.bnportugal.gov.pt/indexer/index/music/aut/PT/176186.html Acesso em: 20 jan. 2023.

BRAGA, Helena L. Para a Historiografia das Maestras em Portugal: mulheres maestras sob ditadura (1926-1974). Revista Música Hodie, Goiânia, 21, 1-34, março. 2021

BRITO, Manuel C., & CYMBRON, Luísa. História da Música Portuguesa. Portugal: Universidade Aberta, 1992.

BURKHOLDER, J. Peter, GROUT, Donald J., & PALISCA, Claude V. A History of Western Music. 9ª edição. New York: W. W. Norton & Company, 2014.

CANTERO, Alicia V. Lecuona Casado, Ernestina. Grove Music Online. Oxford: Music Online, janeiro. 2001.

CASA DA MÚSICA. Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. [online] Disponível em: https://www.casadamusica.com/pt/residentes/orquestra-sinfonica-do-porto-casa-da-musica/?lang=pt# Acesso em: 14 fev. 2023.

CITRON, Marcia J. Gender, Professionalism and the Musical Canon. Journal of Musicology, California, 8, 1, 102-117, janeiro. 1990.

CHO, Sumi, CRENSHAW, Kimberlé W., & MCCALL, Leslie. Toward a Field of Intersectionality Studies: Theory, Applications, and Praxis. Intersectionality: Theorizing Power, Empowering Theory, Chicago, 38, 4, 785-810. 2013.

CYMBRON, Luísa & BRITO, Manuel C. Opera orchestras in Portugal: Lisbon and Oporto. In: JENSEN, Niels M., & PIPERNO, Franco (Org). The Opera Orchestra in 18th- and 19th- Century Europe, I: The Orchestra in Society. Berlim: BWV Berliner Wissenschafts-Verlag, 2008. 441-475

DE BEAUVOIR, SIMONE. O Segundo Sexo. Coimbra: Almedina, 2015

DRAUCKER, Shannon. Ladies’ orchestras and music-as-performance in fin-de-siècle Britain. Nineteenth-Century Contexts: An Interdisciplinary Journal, Reino Unido, 45, 1, 7-22, dezembro. 2022.

EGE, Samantha. Composing a Symphonist: Florence Price and the Hand of Black Women’s Fellowship. Women and Music: A Journal of Gender and Culture. Nebraska, 24, 7-27, agosto. 2020.

FEDER, Susan, & MCGILL, Anthony. 10 Diversity, Equity, Inclusion, and Racial Injustice in the Classical Music Professions: A Call to Action. In: BECKERMAN, Michael, & BOGHOSSIAN, Paul (Org). Classical Music: Contemporary Perspectives and Challenges, Cambridge: OpenBook Publishers, 2021. 87-102.

GASPAR, Filipe. «Sou delicado é de nascença...» Representações da não-normatividade de género na opereta oitocentista em Portugal. In: GOMES-RIBEIRO, Paula, DURAND, Júlia, FREITAS, Joana, & GASPAR, Filipe (Org). Música, Género, Sexualidades: Musical Trouble...After Butler. V. N. Famalicão: Húmus, 2021. 116-151.

GOMES-RIBEIRO, Paula. Inquietações Musicais. In: GOMES-RIBEIRO, Paula, DURAND, Júlia, FREITAS, Joana, & GASPAR, Filipe (Org). Música, Género, Sexualidades: Musical Trouble...After Butler. V. N. Famalicão: Húmus, 2021. 8-17.

GOULDING, Phil G. Classical music: The 50 greatest composers and their 1,000 greatest works. United States: Fawcett Books, 1992.

GREEN, Lucy. Music and gender: Can music raise our awareness? Women: A Cultural Review, 5, 1, 65-72, 1994.

GULBENKIAN MÚSICA. Orquestra Gulbenkian. [online] Disponível em: https://gulbenkian.pt/musica/coro-e-orquestra/orquestra-gulbenkian/ Acesso em: 14 fev. 2023.

HAMER, Laura. On the Podium: Women Conductors. In: HAMER, Laura (Org). The Cambridge Companion to Women in Music since 1900. Cambridge: Cambridge University Press, 2021. 64-79

JAGOW, Shelley M. Women orchestral conductors in America: The struggle for acceptance - An historical view from the nineteenth century to the present. College Music Symposium, 38, 126-145. 1998.

JAVORS, Irene. Ethel Smyth: composer; feminist, suffragette. The Gay & Lesbian Review Worldwide, 24, 3, 44-45. 2017.

KING-DORSET, Rodreguez. Black Classical Musicians and Composers, 1500-2000. North Carolina: McFarland & Company, 2019.

KOIVISTO, Nuppu. From Bohemia to the Balkans: Towards a Socioeconomic History of Itinerant Women Musicians, 1860 – 1889. In: ABFALTER, Dagmar, & REITSAMER, Rosa (Org). Music as Labour: Inequalities and Activism in the Past and Present. New York: Routledge, 2022. 37-51.

LAM, Megab. Female Representation in the Traditional Music Classroom. General Music Today, Ontario, 32, 1, 18–22. 2018.

LAQUEUR, Thomas. Making sex: body and gender from the Greeks to Freud. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1990

LEPPERT, Richard. Music and Image: Domesticity, Ideology and Socio-cultural Formation in Eighteenth-century England. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.

METROPOLITANA. Orquestra Metropolitana de Lisboa. [online] Disponível em:. https://www.metropolitana.pt/oml/ Acesso em: 14 fev. 2023.

METZELAAR, Helen. Kuyper, Elisabeth. Grove Music Online. Oxford: Music Online, janeiro. 2001.

OLIVEIRA, João M. (Org). Desobediências de gênero. Salvador: Editora Devires, 2017.

PORTELA, Angela. Cinira Polônio, Etelvina Serra e Pamira Bastos: uma análise da crítica luso-brasileira entre 1870 e 1910. In: GOMES-RIBEIRO, Paula, DURAND, Júlia, FREITAS, Joana, & GASPAR, Filipe (Org). Música, Género, Sexualidades: Musical Trouble...After Butler. V. N. Famalicão: Húmus, 2021. 47-67.

V. R. Outras orquestras portuguesas. [online] Disponível em: https://www.publico.pt/1999/02/17/jornal/outras-orquestras-portuguesas-129729 Acesso em: 14 fev. 2023.

PARSONS, Talcott, Family structure and the socialization of the child. In: PARSONS, Talcott, & BALES, Robert F. (Org). Family, Socialization and Interaction Process. Londres: Routledge, 1956. 35-133.

RUDD, Philip C. Countess, conductor, pioneer: Lady Radnor and the phenomenon of Victorian Ladies’ Orchestra. Dissertação. Music, University of Iowa, Iowa, 2017. 209.

SINFÓNICA PORTUGUESA. Maestrina. [online] Disponível em: https://www.orquestrasinfonicaportuguesa.pt/quem-somos/maestrina/ Acesso em: 14 de fev. 2023.

TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS. Orquestra Sinfónica Portuguesa. [online] Disponível em: https://tnsc.pt/musicos-da-osp-orquestra-sinfonica-portuguesa/ Acesso em: 14 de fev. 2023.

TICK, Judith, ERICSON, Margaret, & KOSKOFF, Ellen. Women in Music. Grove Music Online. Oxford: Music Online, janeiro. 2001.

WALTON, Geri. Cremorne Gardens: Its History Between 1845 and 1877. [online] Disponível em: https://victorianweb.org/history/london/cremorne.html Acesso em: 19 dec. 2022.

WOOD, Elizabeth. Women, Music, and Ethel Smyth: A Pathway in the Politics of Music. The Massachusetts Review, 24, 1, 125–39. 1983.

Downloads

Publicado

2024-06-26

Como Citar

SOUSA, C.; DE OLIVEIRA, J. M. . INVISIBILIDADE FEMININA NA MÚSICA ERUDITA JOSEPHINE AMANN-WEINLICH E A NOVA ORQUESTRA DE SENHORAS VIENENSE: JOSEPHINE AMANN-WEINLICH AND THE NEW VIENESSE LADIES’ ORCHESTRA . Revista Feminismos, [S. l.], v. 12, n. 1, 2024. DOI: 10.9771/rf.v12i1.54229. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/54229. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Mulheres e Músicas: De Cantos e Encantos