CARTA PARA SIMONE
DOI:
https://doi.org/10.9771/rf.v12i2.50715Keywords:
cartas, feminismos, interseccionalidadeAbstract
O presente manuscrito é uma carta para uma alma desencarnada muito importante nos estudos dos feminismos, Simone de Beauvoir. A autora faz um panorama de como conheceu a obra de Simone de Beauvoir entrelação o período do impeachment de Dilma Rousseff, pesquisa de doutorado em andamento e outros textos de autoras feministas que se utilizaram das reflexões iniciadas por Beauvoir, como Grada Kilomba (2019), Valeska Zanello (2019), bell hook (2018), entre outras.
Downloads
References
BEAUVOIR, Simone de. O Segundo sexo. Tradução de Sérgio Millet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
BENATTI, Barbara D. Mulheres Mamulengueiras – um Estudo de Caso em Glória do Goitá-PE. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
BROCHADO, Izabela. Dossiê Interpretativo: Registro do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, Mamulengo, Cassimiro Coco, Babau e João Redondo como Patrimônio Cultural do Brasil. Brasília: Minc; Iphan; UnB; ABTB, 2014.
FRAIN, Irène. Beauvoir apaixonada. Tradução de Marisa Rosseto. 1. ed. Campinas, SP: Versus, 2013.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação - Episódios de racismo cotidiano. Tradução de Jess Oliveira. 1. ed.. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
PEREIRA, Maria das Graças Cavalcanti. Dadi e o teatro de bonecos: memória, brinquedo e brincadeira. Natal (RN): Fundação José Augusto, 2011.
MURARO, Rose Marie. Memórias de uma mulher impossível. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1999.
ROWLEY, Hazel. Tête-à-Tête. Tradução de Adalgisa Campos da Silva. Rio de Janeiro: Objetiva, 2006.
Matéria sobre o ENEM disponível em: http://educacao.uol.com.br/noticias/2015/10/26/enem-2015-teve-show-de-atrasados-polemica-sobre-feminismo-e-prova-exigente.htm
Matéria de 30/10/2015 sobre o promotor e professor Jorge Marum e a nota da OAB disponível em: http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2015/10/promotor-causa-polemica-ao-dizer-que-mulher-nasce-baranga-francesa.html
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.